sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Viradouro dá início aos ensaios técnicos de rua neste domingo

Foto: Gabriel de Paiva (O Globo)

Comissão de Frente da escola no desfile de 2007


Da Assessoria

Com o enredo “México, o paraíso das cores, sob o signo do sol”, desenvolvido pelos carnavalescos Junior Schall e Edson Pereira, a Viradouro faz seu primeiro ensaio técnico de rua no próximo domingo, 20 de dezembro, no bairro do Paraíso, em São Gonçalo.

A concentração está marcada para as 17h, na rua Dr. Francisco Portela, onde tradicionalmente ocorrem os ensaios da escola no mês de dezembro. A direção de Carnaval convoca todos os segmentos e a comunidade local para participar do ensaio.

A partir de janeiro, os ensaios acontecem no centro de Niterói, na Avenida Amaral Peixoto.
.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Começa o fórum!...

Segurança e gestão são abordados no primeiro dia de discussões

Por Ronaldo Mendonça *

Começou nesta terça-feira o Fórum "É arte? Carnaval faz parte!", idealizado e coordenado por Marcos Roza, historiador, pioneiro pesquisador de enredos do carnaval do Rio de Janeiro e diretor cultural da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso. Conforme previsto pelos organizadores, duas mesas foram formadas onde os temas centrais foram a segurança, administração e gestão no Carnaval.

Na abertura, o pianista Mauro Jackson interpretou um pout-pourri de peças de Noel Rosa, Cartola e Ary Barroso. Finalizou com "Escovado", de Ernesto Nazareth, dando uma ideia musical, segundo ele, de como eram comemorados os carnavais no final do século XIX.


Começam os diálogos

Foto: Ricardo Almeida (Tradição do Samba)
Na primeira mesa, que tratava da Administração e Gestão de Carnaval, muitos convidados. Além da Mediadora, Claudia Silva, que é Assessora de Comunicação da RioTur, participaram o diretor de carnaval da LIESA, Elmo José dos Santos (à dir), o presidente da CAPEMISA, José Augusto da Costa Tatagiba (à esq.), Mario Roberto José de Oliveira, vice-presidente de comunicação da AESCRJ, Rita Fernandes, da SEBASTIANA e Luiz Fernando Vieira (centro), professor e gestor de Carnaval. Um pouco mais tarde, juntaram-se à mesa Paulo de Almeida, presidente do Conselho Fiscal da LESGA e Edson Marcos, diretor de Carnaval da LESGA.

Foram abordados temas relevantes para a preparação e o andamento dos dias de carnaval em vários locais, não só na Marquês de Sapucaí.
Ao comentar esse aspecto, Mário Roberto informou que não foram relatados quaisquer problemas relativos à violência nos desfiles da Av. Intendente Magalhães, em Campinho, onde desfilam as escolas dos grupos 2, 3 e 4.

Elmo dos Santos ressaltou os aspectos históricos que envolvem a conscientização da necessidade de haver administração da folia. "Cada um (agremiação) tratava de si. Com a evolução dos desfiles ou as agremiações se uniam ou todas morreriam. A Mangueira deu o primeiro passo e desenvolveu um trabalho social, cuidando da comunidade", disse o diretor. Elmo declarou ainda que a História é aprendida também no Carnaval através dos enredos, sendo cantada e divulgada para os foliões.

A mídia vem divulgando o crescimento do interesse pelos desfiles do grupo de acesso. Entretanto, Paulo de Almeida não concordou. "Não é esse mar de rosas. É preciso que se fale em buscarmos alternativas de solução para a ausência do Estado no carnaval". Nos últimos anos têm sido destinados R$ 12 milhões para as escolas do grupo de acesso, o que na opinião do presidente do Conselho Fiscal da LESGA é muito pouco. Apesar disso, Paulo reconhece o crescimento refletido no interesse das emissoras de TV em realizarem a transmissão. Crescimento que se reflete na venda rápida dos ingressos para o sábado de Carnaval e que poderia se traduzir em maiores dividendos para as agremiações. As vendas de frisas e camarotes, sob as exigências do ministério Público, também foram duramente criticadas pelo ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Foto: Ricardo Almeida
A atuação dos blocos e a ideia da prefeitura de viabilizar algo como "corredores promocionais" para o circuito dos blocos no Rio de Janeiro também foi discutida. A presidente da Associação de Blocos Sebastiana, Rita Fernandes, contou que seu interesse pelos blocos se deu por perceber nos pequenos blocos o aumento do interesse das pessoas em querer ficar no Rio para participar do Carnaval e não mais sair da cidade para brincar em outro lugar. Quanto à proposta da prefeitura, Rita confessa que a primeira reação foi a de preocupação. Inicialmente, o que foi pedido pela Sebastiana e outros grupos de blocos foi a ajuda do Poder Público para organização do circuito por onde passam as centenas de blocos nos dias de folia. Diminuição do número de ambulantes, melhoria da sinalização e disponibilidade de banheiros químicos foram alguns ítens pedidos à prefeitura. Entretanto, a seu ver, se vingar a proposta de haver patrocínio único para tais circuitos, corremos o risco de ter no carnaval de rua do Rio de Janeiro uma nova Bahia, perdendo sua espontaneidade. "Já existem até alguns vendendo camisas como se fossem abadás", declarou.

Ao final, Claudia Silva informou que será elaborado pela prefeitura um roteiro dos blocos para o Carnaval 2010. A expectativa é que mais turistas se interessem pelo carnaval de rua, além dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. "Os dois carnavais se completam", completou Rita Fernandes.



Da dir. p/esq.: Elmo dos Santos, Coronel Celso, Edson, Jaime,
Prestes, Marcos Roza e Lilia Gutman. Foto: Ricardo Almeida
Segurança no carnaval: um desafio

Da segunda mesa de debates, mediada por Luis Carlos Prestes Filho, participaram Jaime Cezário, carnavalesco da Mangueira, Coronel Celso, responsável pela operação de segurança na Marquês de Sapucaí e o diretor de carnaval da Lesga, Edson Marcos.

"Não podemos olhar os investimentos em Carnaval como antigamente", declarou Prestes, dando início ao debate. Ele ressaltou que, exatamente por isso (e ao contrário do que tinha sido falado na mesa anterior), o Carnaval é um acontecimento que mobiliza as três esferas de governo (municipal, estadual e federal), especialmente da prefeitura, que está diretamente ligada ao espaço em que se comemoram os dias de folia. Ele citou várias vezes que o fluxo econômico do Carnaval está na ordem de R$ 1 bilhão por ano, atualmente.

Coronel Celso, que foi bastante aplaudido, colocou itens como educação e sensibilidade humana como pilares para a segurança. Sem elas, o trabalho fica bastante dificultado. Ele contou que no passado, a Polícia Militar é quem fazia a recepção dos foliões na Passarela do Samba. Hoje ela é feita por jovens (alguns bilíngues e/ou trilíngues) treinados para orientar o folião, especialmente o turista, quanto ao local onde se acomodará, por exemplo. Os avanços são tamanhos que, hoje em dia, já existem até JECRIM's (Junta Especial Criminal) para julgamento de ocorrências tidas como leves. Os juízes de plantão julgam a causa e, dali, os envolvidos podem ser condenados a pagamento de cestas básicas ou serviços comunitários ou mesmo serem levados para delegacias ou penitenciárias.

Jaime questionou a capacidade que outra empresa teria para conduzir a organização do carnaval na Avenida, que não fosse a Liesa. "Qual empresa poderia realizar o evento com esse know-how?", perguntou Jaime. Ele falou também da questão da segurança para quem vai desfilar no Sambódromo e relacionou problemas comuns que as escolas encontram na concentração, especialmente nas imediações do edifício "Balança mas não cai", rua paralela à direita da Marquês de Sapucaí.

Edson Marcos falou da preocupação da Liesa não só com os foliões visíveis nas alas e nos carros alegóricos, mas também com os empurradores de carros, por exemplo. Eles são acompanhados por profissionais treinados para qualquer acidente. Além disso, a Liesa divulga um caderno de segurança com todos os detalhes para que as escolas façam um trabalho correto e não incorram em erros que possam vir a prejudicar a elas mesmas no dia do desfile como usar adereços proibidos ou sair do barracão com um carro mais alto do que 5,5 metros.

Também foi ressaltado no fórum que não há briga de torcida no carnaval, como lamentavelmente existe no futebol. Existe a euforia de ver a sua escola passar. Porém, quando ela se vai e outra chega, há uma observação e um respeito em relação à essa outra agremiação que está desfilando.

Foto: Ricardo Almeida
Coronel Celso comentou que, apesar de todo o aparato policial que existe nesses dias, é impossível haver 100% de segurança. Grande aglomeração e a esperteza dos malfeitores são alguns fatores que dificultam a ação da polícia. Foi relatado um grupo de assaltantes atuando em um determinado ponto e fugindo para ruas atrás do Sambódromo. Lá, eles tiravam a camisa que vestiam para despistarem as autoridades. Isso porque eles vestiam três, quatro camisas, tornando difícil a identificação. O Coronel garantiu que as autoridades estão cientes da prática e estão prontos para coibí-la.

Luis Carlos Prestes finalizou o encontro declarando que deveria ter consultado os participantes da mesa antes do lançamento de seu livro, "Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval". Coronel Celso tratou de consolá-lo, ante o riso da plateia: "não tem problema, tem a 2ª edição"...


Nesta quarta-feira, 16/12, o fórum continua com mais três mesas:

“Escola de Samba: do terreiro à passarela” - 14h
“Arquitetos do Carnaval” - 16h
“A Beleza na Dança do Samba” - 18h


Sala Sidney Miller - Funarte
Rua da Imprensa, 16 - Centro - Esquina com Rua Araújo Porto Alegre


* Aluno da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM - Campus Tijuca.
.

domingo, 13 de dezembro de 2009

É Arte? Carnaval faz Parte!



Fórum discute o Carnaval sob vários aspectos

* Texto e fotos (exceto quando creditadas): Ronaldo Mendonça


O mundo do Carnaval vai se agitar essa semana no Rio de Janeiro.
Com apoio do Ministério da Cultura, o fórum “É Arte? Carnaval faz Parte!” acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2009, na Sala Sidney Miller – FUNARTE.

Idealizado e coordenado pelo historiador e pioneiro pesquisador de enredos do carnaval do Rio de Janeiro, Marcos Roza, o objetivo do fórum é trazer à discussão temas como ensaios técnicos, a história do carnaval, a cobertura jornalística e o cotidiano dos barracões da escolas de samba, entre outros.

"A ideia é criar um espaço democrático de troca de experiências e discussão sobre temas relevantes à cultura carnavalesca com outras manifestações artísticas", comenta Marcos, que também é diretor cultural da Lesga - Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso.

Ao longo dos três dias, oito mesas de discussão serão formadas por profissionais de carnaval e das áreas afins, formadores de opinião, jornalistas e pesquisadores.

Para participar, inscreva-se gratuitamente através do link oficial:
http://www.tradicaodosamba.com.br/artecarnaval/index-forum.htm

Na abertura do fórum, haverá a apresentação do pianista Mauro Jackson interpretando peças de Ernesto Nazareth, Cartola, Noel Rosa e Donga.


Veja abaixo o programa completo e os respectivos convidados:

-> 15 de dezembro de 2009
Foto: Puc Rio Digital
"Administração e Gestão de Carnaval” - 17h
Reginaldo Gomes, presidente da Lesga
Walter Teixeira, presidente da Aescrj
Elmo José dos Santos, diretor de carnaval da Liesa
Antonio Pedro Viegas Figueira de Mello, secretário especial de turismo
Rita Fernandes, presidente da “Sebastiana”
Luiz Fernando Vieira, professor e gestor de carnaval
Mediação: Claudia Silva (foto) – assessora de comunicação da Setur/ Riotur.


Segurança no Carnaval” - 20h.
José Augusto da Costa Tatagiba, presidente da Capemisa
Edson Marcos, diretor de carnaval da Lesga
Paulo Rocha Vilela, diretor de operações da Riotur
Tânia Índio do Brasil, coordenadora dos destaques da Mangueira
Jaime Cezário, carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira
Mediação: Luis Carlos Prestes Filho - Economista


-> 16 de dezembro de 2009

Escola de Samba: do terreiro à passarela” - 14h
Mãe Beata de Iemanjá, atuante da valorização da religiosidade afro-brasileira
Luiz Reznik, especialista em história brasileira contemporânea e diretor do departamento de História da Puc-Rio
Milton Cunha, carnavalesco e colunista do Jornal O DIA
Rachel Valença, diretora do Centro de Pesquisa da Casa de Rui Barbosa e Vice-Presidente do GRES Império Serrano
Mediação: Lília Gutman (foto) atuante em projetos do Ministério da Cultura na preservação do samba e gestora de carnaval.


Arquitetos do Carnaval” - 16h
Mauro Quintaes, carnavalesco
Ricardo Lopes, mestre da iluminação dos carros alegóricos do Rio de Janeiro
André Bonatte, designer
José Antônio Rodrigues, designer
Samuel Abrantes, designer e professor
Cristina Brasil, apresentadora do programa “Decora Brasil” do canal GNT
Mediação: Gustavo Mello, pesquisador de enredos e colunista do site Galeria do Samba.


A Beleza na Dança do Samba” - 18h
Edson Santos, passista
Rute Alves, porta-bandeira da Vila Isabel
Helson Ballie, coreógrafo e bailarino afro
Jaime Arôxa, coreógrafo da comissão de frente da Mangueira
Neil Brasil, estilista e criador da grife Miss Schuster
Convidada da mesa: Luciana Picorelli, atriz e madrinha da Bateria da União da Ilha
Mediação: Andréia Ribeiro, atriz e bailarina


-> 17 de dezembro de 2009

Carnaval em foco: um olhar cinematográfico” - 14h
Eduardo Gonçalves, carnavalesco do GRES Paraíso do Tuiuti
Walter Lima Jr., cineasta, professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro
Luis Carlos Magalhães, advogado e colunista do site SRZD-Carnavalesco
Renato Vieira, coreógrafo
Waldir Xavier, diretor
Convidado da mesa: Nelson Pereira dos Santos, cineasta
Mediação: Marcos Roza (foto), historiador e pesquisador de enredos Marcos Roza

Comunicação e Carnaval” - 16h
Paulo Stein, jornalista e apresentador
Rafael Sampaio, produtor cultural
Luciene Setta, jornalista e professora universitária
Camila Soares, coordenadora de projeto sociocultural e arte-educação
Convidado da mesa: Cahê Rodrigues, carnavalesco
Mediação: Eugênio Leal (foto), jornalista, radialista e colunista do site SRZD -Carnavalesco


A Cadência do Samba” - 18h
Lygia Santos, pesquisadora e integrante permanente do júri do "Estandarte de Ouro" do Jornal O GLOBO
Mestre Odilon Costa, mestre de bateria
Kleber Komká, do Batuque Digital
Leonardo Bessa, produtor musical
Convidado da mesa: Ivo Meirelles, presidente da Mangueira
Mediação: Aílton Freitas (foto), radialista e gestor de carnaval


Está prevista a apresentação cultural do G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá ao final do fórum, no dia 17.


Serviço:
Fórum Cultural "É Arte? Carnaval faz Parte!"
Programação
Dia: 15/12/09 - Terça-Feira
Horário: 17h 23h
Dia: 16/12/09 – Quarta-Feira
Horário: 14h 21h
Dia: 17/12/09 – Quinta-Feira
Horário: 14h 21h
Sala Sidney Miller - Funarte
Rua da Imprensa, 16 - Centro
Solenidade de Abertura - 17h 17h30

Integrantes da organização do forúm:
Coordenação Geral - MARCOS ROZA
Comunicação e Fotografia - RICARDO ALMEIDA
Produtora Executiva - LYDIA REY
Assistente de Produção - NILTON JÚNIOR
Coordenação técnica e de Conteúdo - LÍLIA GUTMAN P. LANGHI


* Aluno da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM - Campus Tijuca.
.

Vila Isabel 2010

Fonte: Olhar Folião.Wordpress


Vila Isabel faz homenagem a centenário de Noel Rosa em 2010
Samba de Martinho da Vila empolga e já é considerado um dos melhores do ano


* Por Daniela Brito


Um desfile deslumbrante e com novidades não é uma tarefa muito fácil para os organizadores. Exige um ritmo de trabalho muito forte e um esforço e entrega que começa meses antes da apresentação definitiva em fevereiro no carnaval. Mas com confiança, alegria e muita disposição os componentes da Unidos de Vila Isabel prometem fazer bonito na avenida. Comemorando o centenário de Noel Rosa, a azul e branco faz uma bela homenagem com o enredo Noel: a presença do poeta da vila. “Acho que o samba até o Noel Rosa me ajudou a fazer, porque está direito, toda a arquibancada vai cantar”, disse o compositor do samba-enredo Martinho da Vila.

Segundo o carnavalesco Alex de Souza o desfile da Vila Isabel promete em 2010. “Esse desfile vai ser emocionante, é um presente que a escola vai dar para seu próprio bairro e para um de seus grandes ícones da música”. O carnavalesco da azul e branco comentou ainda que a história de Noel vai ser apresentada de uma maneira emocionante, contando toda sua vida, por onde Noel andava e o que influenciou um sujeito que teve uma passagem muito curta pela Terra, mas deixou um legado importantíssimo para a música popular brasileira.

A Unidos de Vila Isabel foi fundada em 4 de abril de 1946 e desde sua fundação até hoje já foi campeã cinco vezes, passando do Grupo de Acesso até o Especial. Para o carnaval de 2010 a escola apresenta 3.6 mil componentes e a recém-escolhida rainha de bateria é a dançarina Gracyanne Barbosa.

A quadra da escola fica na Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 382 - Vila Isabel e o barracão na Cidade do Samba, Rua Rivadávia Correa, 60 - Gamboa.
Para outras informações (21) 2578-0077 ou (21) 2263-3937.


Ouça um trecho do samba-enredo da Vila para o ano de 2010:


(Se não aparecer o player, você precisará ter o Adobe Flash Player instalado. Acesse: http://get.adobe.com/br/flashplayer)


Confira a letra do samba do G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel:

ENREDO: NOEL: A PRESENÇA DO POETA DA VILA
AUTOR: MARTINHO DA VILA
INTÉRPRETE: TINGA

SE UM DIA NA ORGIA ME CHAMASSEM
COM SAUDADES PERGUNTASSEM
POR ONDE ANDA NOEL?
COM TODA MINHA FÉ RESPONDERIA
VAGA NA NOITE E NO DIA
VIVE NA TERRA E NO CÉU
SEU SAMBAS MUITO CURTI
COM A CABEÇA AO LÉU
SUA PRESENÇA SENTI
NO AR DE VILA ISABEL
COM O SEDUTOR NÃO BEBI
NEM FUI COM ELE AO BORDEL
MAS SEI QUE ESTÁ PRESENTE
COM A GENTE NESSE LAUREL

VEIO AO PLANETA COM OS AUSPÍCIOS DE UM COMETA
NAQUELE ANO DA REVOLTA DA CHIBATA
A SUA VIDA FOI DE NOTAS MUSICAIS
SEUS LINDOS SAMBAS ANIMAVAM CARNAVAIS

BRINCAVA EM BLOCOS COM BOÊMIOS E MULATAS
SUBIA MORROS SEM PRECONCEITO SOCIAIS

FOI UM GRANDE CHORORÔ
QUANDO O GÊNIO DESCANSOU
TODO O SAMBA LAMENTOU Ô Ô Ô
QUE ENORME DISSABOR
FOI-SE O NOSSO PROFESSOR
A LINDAURA SOLUÇOU
E A DAMA DO CABARÉ NÃO DANÇOU
FEZ A PASSAGEM PRO ESPAÇO SIDERAL
MAS ESTÁ VIVO NESTE NOSSO CARNAVAL
TAMBÉM PRESENTES CARTOLA
E O BANDO DOS TANGARÁS
LAMARTINE, ISMAEL, ARACY E OUTROS MAIS
E A FANTASIA QUE SE USA
PRA SAMBAR COM O MENESTREL
TEM A ENERGIA DA NOSSA VILA ISABEL.



Ficha Técnica:

Presidente: Wilson Vieira Alves
Carnavalesco: Alex de Souza
Intérprete: Tinga
Componentes para desfile: 3.600
Mestre-Sala: Julinho
Porta-Bandeira: Rute
Mestre de Bateria: Mestre Àtila
Página na Internet: http://www.gresunidosdevilaisabel.com.br


* Aluna da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM - Campus Tijuca.
.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Portela 2010

Fonte: Olhar Folião.Wordpress


Portela leva novas tecnologias para a Avenida

Por Kallyne Correa*


Buscando alcançar o seu 22º título do carnaval carioca em 2010, a Portela leva para a avenida o enredo “Derrubando Fronteiras, Conquistando Liberdade... Um Rio de Paz em Estado de Graça!”. Essa foi mais uma forma que a escola encontrou para dar continuidade ao que já vem fazendo desde 2005: enredos de cunho social. No próximo carnaval, a inclusão social por meio do acesso às novas tecnologias é o tema que a escola apresenta para o Brasil e para o mundo.

A Comissão de Frente representará a Internet. Os integrantes representarão os internautas fazendo login no ciberespaço. A águia, símbolo da escola, irá simbolizar um satélite. Já o segundo setor mostrará o tema inclusão digital. No terceiro setor a tecnologia trazendo melhorias para a educação. No quarto setor serão apresentadas as novas transformações tecnológicas. O encerramento do desfile será representado pelo carro “Rio de Paz!”, que através de um game, de forma metafórica, irá simbolizar a transformação da cidade depois da transformação de seus habitantes.

A Portela será a terceira escola a desfilar na Marquês de Sapucaí na segunda-feira, dia 15 de fevereiro de 2010.


Foto: Carla Fabiane (brasilpoesias.ning)
Os detalhes técnicos e a letra do samba da Portela




Pesquisa: Jéssica Telles **



Ficha Técnica:

Presidente: Nilo Figueiredo
Carnavalescos: Alex de Oliveira e Amauri Santos
Diretor de Harmonia – Marcelo Jacob e Alex Fab
Intérprete – Gilsinho
Mestre de Bateria – Nilo Sérgio
Rainha de Bateria – Luma de Oliveira
Mestre Sala – Rogério Dornelles
Porta Bandeira – Lúcia Nobre
Página na Internet: http://www.gresportela.com.br/



Ouça um trecho do samba-enredo da Portela para o ano de 2010:


(Se não aparecer o player, você precisará ter o Adobe Flash Player instalado. Acesse: http://get.adobe.com/br/flashplayer)


Confira a letra do samba do G.R.E.S. Portela:

ENREDO: DERRUBANDO FRONTEIRAS, CONQUISTANDO A LIBERDADE... RIO DE PAZ, EM ESTADO DE GRAÇA!
AUTORES: CIRANINHO, RAFAEL DOS SANTOS, DIOGO NOGUEIRA, NALDO E JR SCAFURA

PORTELA SEGUE OS PASSOS DA EVOLUÇÃO... LIBERDADE!
NUM CLIQUE DELETA BARREIRAS
DERRUBA FRONTEIRAS DA REALIDADE
DESPERTA O BEM SOCIAL
ACESSA O AMOR DIGITAL
FAZ DA CRIANÇA INSPIRAÇÃO
PRO FUTURO DA NAÇÃO
NA REDE NOSSAS VIDAS VÃO SE TRANSFORMAR
DO VENTRE MAIS UM SER NASCERÁ
O DIA DE GRAÇA QUE O MESTRE CANTOU
JÁ RAIOU!

O MEU PAVILHÃO É MINHA PAIXÃO!
A LUZ DA CIÊNCIA É ELA...
É SAMBA, É JAQUEIRA QUE NÃO VAI TOMBAR
SOU PORTELA!

MÃOS UNIDAS PELA INCLUSÃO
POVOS, RAÇAS, EM COMUNHÃO
VAI MEU VERSO AO MUNDO ENSINAR
É PRECISO NAVEGAR!
BRILHOU NO CÉU MAIS UM SINAL
CRUZANDO O ESPAÇO SIDERAL
PORTELA... PORTAL CULTURAL DE UM PAÍS
UM LINK COM A NOSSA RAIZ
RAINHA DA PASSARELA
REVELA UM RIO DE PAZ PRA VIVER
A SENHA DE UM AMANHECER
MAIS FELIZ

MINHA ÁGUIA GUERREIRA
VAI VOAR... VIAJAR!
POUSAR NO SONHO E GANHAR O CARNAVAL
E CONQUISTAR O MUNDO VIRTUAL!



* Aluna da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM - Campus Niterói;
** Aluna da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM - Campus Tijuca.
.

Grande Rio 2010

Fonte: Olhar Folião.Wordpress


Pesquisa: Jéssica Telles *

No dia 22 de março de 1988, o sonho se realizou: foi fundado o G.R.E.S. Acadêmicos de Duque de Caxias. Para que a agremiação fosse filiada à Associação das Escolas de Samba da cidade do Rio de Janeiro, teria que ser oriunda de um bloco carnavalesco. Para tal, surgiu o G.R.B.C. Lambe Copo, localizado no bairro Prainha, no Município de Duque de Caxias, e filiado à Federação dos Blocos Carnavalescos do Rio de Janeiro. Tendo apoio de quase todas as escolas de samba da Associação, de quase todos os políticos do município, da sociedade caxiense e, principalmente, dos sambistas. Reuniram-se os fundadores e foi feita a eleição para a primeira diretoria do Acadêmicos de Duque de Caxias.

Milton Abreu do Nascimento, conhecido como Milton Perácio foi eleito Presidente e decidiu que a Escola deveria ter um Patrono e um Presidente de Honra e que deveriam ser pessoas de influência para ajudar ou até mesmo financiar o carnaval da escola. Depois de contatar vários empresários do município sem obter êxito, foi lembrado o nome da família Soares, que acreditando no ideal da escola e dando um voto de confiança aos sambistas da cidade, aceitou o convite e a partir daí Jayder Soares da Silva passou a ser o Presidente de Honra e o Deputado Messias Soares (falecido em 2003), o Patrono.

A Acadêmicos de Duque de Caxias iria disputar o quinto grupo de acesso das Escolas de Samba, no entanto surgiu a idéia de que a escola poderia disputar o segundo grupo e para tal teria que adotar o nome da antiga escola G.R.E.S. Grande Rio, pois a mesma já fazia parte da acima mencionado.

Depois de várias reuniões com a Diretoria os membros da antiga Escola Grande Rio, o Presidente de Honra Jayder Soares sugeriu realizar a fusão das duas agremiações e em 22 de setembro de 1988 passou a ser chamar ACADÊMICOS DO GRANDE RIO.

Foto: Cleomir Tavares (Photo Rio News)
Grande Rio surpreende e resolve juntar dois sambas

A Grande Rio definiu na madrugada de domingo, 18 de outubro, seu hino oficial para o Carnaval 2010. No hora do resultado, a diretoria surpreendeu e resolveu fazer a fusão de duas composições.

Com isso, o novo samba da escola tem 12 compositores: Barbeirinho, Mingau, G.Martins, Arlindo Cruz, Emerson Dias, Levi Dutra, Carlos Sena, Chico da Vila, Da Lua, Isaac, Rafael Ribeiro e Juarez Pantoja.

A festa na quadra da tricolor de Caxias contou com a presença da rainha de bateria Paola Oliveira e da apresentadora Ana Hickmann. O enredo da Grande Rio é 'Das arquibancadas ao Camarote Nº 1 - um Grande Rio de emoção na Apoteose do seu coração'.


Ouça um trecho do samba-enredo da Grande Rio para o ano de 2010:


(Se não aparecer o player, você precisará ter o Adobe Flash Player instalado. Acesse: http://get.adobe.com/br/flashplayer)


Confira a letra do samba do G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio:

ENREDO: DAS ARQUIBANCADAS AO CAMAROTE Nº 1 - UM GRANDE RIO DE EMOÇÃO NA APOTEOSE DO SEU CORAÇÃO
AUTORIA: BARBEIRINHO, MINGAY, G. MARINS, ARLINDO CRUZ, EMERSON DIAS, LEVI DUTRA, CARLOS SENA, CHICO DA VILA, DA LUA, ISAAC, RAFAEL RIBEIRO E JUAREZ PANTOJA

AMOR É HORA, NÃO DEMORA
A MINHA ENERGIA VAI CONTAGIAR
O YAYA É O SAMBA QUE MANDA NA MINHA CIDADE
E NO DESPERTAR DE UM FOLIÃO
TENHO O ESPLENDOR DE UM BARRACÃO
ONDE O SONHO VIRA REALIDADE
NUM SIMPLES TOQUE DAS MÃOS
DEPOIS DE UM VENDAVAL DE ALEGRIA
MINHA FANTASIA PRA LÁ DE SUADA
LÁGRIMAS SORRISSOS FAZEM PARTE DESSE VISUAL
DE UM PARAÍSO DE BELEZA SEM IGUAL
AI QUE EMOÇÃO!

MEU CORAÇÃO VAI A MIL
QUANDO A SIRENE TOCAR
A PASSARELA TREMER O HOMEM PODE VOAR
DE RATOS E URUBUS VEIO A TRANSFORMAÇÃO
QUERO MAIS QUE NOTA 30 PRO TALENTO DO JOÃO

NO ITA SALGUEIRANDO LÁ VOU EU
OUVINDO A SEREIA CANTAR
FESTA DA RAÇA, KIZOMBA A LIBERDADE NO AR
DAQUI PRA LÁ, DE LÁ PRA CÁ DE BRAGUINHA
FEZ O MUNDO INTEIRO DELIRAR
NO TEMPLO DOS BAMBAS, RAÍZES DO SAMBA
A ARTE SE CONSOLIDOU, SAUDADE
DA LINDA VOZ QUE SE CALOU, EU SOU CANTOR! EU SOU CANTOR!
NO SEU PROTESTO, NUNCA FOI PUXADOR...
SERÁ QUE NO TERCEIRO MILÊNIO HAVERÁ
FESTA CIGANA NA AVENIDA
O AMANHÃ COMO SERÁ? DNA, PRINCÍPIO DA VIDA
O SAMBISTA COM SORRISO DIVINAL
NA APOTEOSA DO PLANETA CARNAVAL

GRANDE RIO, EU SOU GUERREIRO
SOU BRASILEIRO E FAÇO MEU ZIRIGUIDUM
VIBRA ARQUIBANCADA, EXPLODE
O CAMAROTE Nº1



Ficha Técnica:

Presidente de Honra: Jaider Soares
Presidente: Hélio Ribeiro de Oliveira
Patrono: Leandro Soares
Carnavalesco: Cahe Rodrigues
Diretor de Carnaval – Milton Perácio
Diretor de Harmonia – Dudu Azevedo
Intérprete – Wantuir
Mestre de Bateria – Ciça
Rainha de Bateria – Paola Oliveira
Mestre Sala – Sidcley
Porta Bandeira – Squel
Coreógrafo da Comissão de Frente: Renato Vieira
Página na internet: http://www.academicosdogranderio.com.br/


* Aluna da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM - campus Tijuca.
.

Unidos da Tijuca 2010

Fonte: Olhar Folião.Wordpress


Desvenda se puder! Unidos da Tijuca traz um enredo repleto de incógnitas na volta de Paulo Barros para trazer o título inédito

* Por Vitor Rangel



Quem não se lembra do incrível carro do DNA, na estréia de Paulo Barros na Unidos da Tijuca, em 2004, onde a escola surpreendeu e, por pouco, não faturou o título de campeã do Grupo Especial? Depois daquele ano, a escola tijucana passou a frequentar mais as primeiras colocações do carnaval carioca. Mesmo com a saída do carnavalesco, em 2007, a Unidos da Tijuca mostrava que a passagem de Paulo Barros significou um divisor de águas no estilo de desfile da escola do Borel. E como o ditado diz que o bom filho à casa torna, Paulo Barros voltou para a escola que o projetou e vem com tudo para buscar o título de campeão do próximo carnaval.

Com um enredo de nome simples "É Segredo", a Unidos da Tijuca vem para o carnaval de 2010 com muitos mistérios e, como são marcados os desfiles de Paulo Barros, grandes surpresas que prometem chamar a atenção na Sapucaí.

O carnavalesco nos conta na sinopse do enredo de 2010, disponível no site da escola (http://www.unidosdatijuca.com.br/), que muitas possibilidades foram estudadas para ser o tema da Unidos da Tijuca em 2010, mas entre as alternativas, algo curioso: Todas tinham em comum algo incompleto, segredos impossíveis de serem revelados.
"Foram muitas pesquisas, estudos, reflexões, textos contendo ideias e informações importantes, de onde acontecimentos e personagens da história da humanidade vinham e iam. Apenas tentativas que não nos levaram a lugar algum. Apesar de escolhermos vários temas, descobrimos que nem sempre é possível revelar na Avenida como tudo aconteceu. Não encontramos explicações que nos proporcionassem o entendimento. Nem sempre esconder pode ser apenas uma divertida e inocente brincadeira", afirma Barros.

A escola fez pesquisas sobre antigas civilizações, algumas que inclusive já foram retratadas em outros carnavais, mas que também sempre deixam uma interrogação em quem estuda detalhadamente a história.
"Livros, mapas, textos, documentos valiosos... E fomos descobrindo que além das tantas histórias já reveladas existiam aquelas que nunca ninguém ousou transformar em carnaval. Talvez porque num passado distante elas deixaram de existir. Viraram cinzas, poeira das grandes batalhas em que só a vitória importa. Custe o que custar."

Foto: Daniel Targeta (O Globo)
Esses "espaços em branco" da história, segundo Paulo Barros, acabam sendo ocupados pelos contos e lendas de quem tem imaginação suficiente para completar (ou, pelo menos, tentar completar) as histórias:
"Essas lacunas devem incomodar a todos aqueles que atravessam um processo de criação baseado na reconstituição histórica, mas alimentam aqueles que se aventuram a criar lendas e, secretamente, preencher esses espaços ocultos."

A Tijuca mostrará que, até mesmo quando se parece que a solução será encontrada e que 100% de uma história será descoberta, surge algo indecifrável mais uma vez, que nos impossibilita de resolver a questão por inteiro. Sempre vai faltar algo... Ou alguém.
"Esses homens não gostariam de ter deixado suas histórias para futuras gerações? Certamente não queriam esconder sua cultura, hábitos, rituais que poderiam hoje estar ilustrando os livros, correndo nas telas dos cinemas, atravessando a Passarela do Samba.
Infelizmente, não tiveram essa escolha. Foram enterrados, incinerados, destruídos. Jamais saberemos sobre suas vidas, seu cotidiano, suas identidades.
Mesmo que quisessem esconder seus segredos, como sempre fizeram os homens de todos os tempos, nunca saberemos o que desejariam ter revelado sobre si mesmos. Nunca? Até agora, não."

O mistério de esconder a verdadeira identidade também aparecerá no desfile tijucano. Super-heróis e vilões. Mocinhos e bandidos. Pessoas do bem e pessoas do mal. Todos acham verdadeiramente excitante a idéia de não apenas criar, mas de ser um segredo.

Os segredos também aparecem na nossa realidade. Tragédias acontecem. Aviões e navios somem da noite para o dia. O desejo de saber a verdade nunca acaba e, diante das especulações, surgem as investigações.

"Então, começam a procurá-los. Criam inúmeras suposições sobre esses sumiços. Quem matou, quem fugiu, por que desapareceu? Onde se escondeu? Surgem histórias estranhas de todo lugar. Muitos acreditam que seres de outros planetas nos visitam para levar pessoas e objetos para estudos. Outros afirmam que extraterrestres já foram capturados e escondidos para pesquisa."

A tecnologia e o mundo virtual são grandes alvos dos segredos e, consequentemente, do desejo de desvendá-los:
"Hoje, a coisa mais fácil é encontrar um sujeito pela Internet. Quebram e clonam suas senhas. Fazem pior: derrubam empresas inteiras descobrindo códigos de acesso, quebrando sistemas de segurança. Esses são sujeitos que ninguém encontra. Nunca se revelam e são capazes de invadir a vida de qualquer um."

O quê o futuro nos revelará? Será que muitos ou todos os segredos da humanidade podem ser desvendados? E se puderem, é melhor que saibamos de toda a realidade ou que continuemos "ignorantes" a respeito dessa ou daquela verdade? Definitivamente, o enredo da Unidos da Tijuca é a cara de quem o idealizou: Misterioso. Paulo Barros tentará trazer o inédito título de campeã do carnaval para a Tijuca com um desfile que promete grandes emoções para os espectadores.

"Se quiser tentar desvendar o que está acontecendo diante de seus olhos, não esqueça de que nem tudo o que se vê é o que parece ser... E se conseguir decifrar o que está por trás, não revele o segredo... Deixe-se levar pelo inesperado e surpreenda-se! No carnaval, você pode descobrir como são mutáveis as certezas que temos sobre o que vemos."

Ouça um trecho do samba-enredo da Tijuca para o ano de 2010:


(Se não aparecer o player, você precisará ter o Adobe Flash Player instalado. Acesse: http://get.adobe.com/br/flashplayer)


Confira a letra do samba do G.R.E.S. Unidos da Tijuca:

Enredo: É SEGREDO!
Autoria: Julio Alves, Marcelo e Totonho

DESVENDAR ESSE MISTÉRIO
É CASO SÉRIO, QUEM SE ARRISCA A PROCURAR
O DESCONHECIDO, NO TEMPO PERDIDO
AQUELE PERGAMINHO MILENAR
SÃO CINZAS NA POEIRA DA MEMÓRIA
E BRINCAM COM A IMAGINAÇÃO
UNIDOS DA TIJUCA, NÃO É SEGREDO EU AMAR VOCÊ
DECIFRAR, ISSO EU NÃO SEI DIZER
SÃO COISAS DO MEU CORAÇÃO

EU QUERO VER ESSE LUGAR
QUE O PRÓPRIO TEMPO ACABOU DE ESQUECER
MEU DEUS, POR ONDE VOU PROCURAR
SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME RESPONDE

QUEM SOME NA MULTIDÃO
ESCONDE A SUA VERDADE
IMAGINAÇÃO, O HERÓI JAMAIS REVELA A IDENTIDADE
SERÁ O MASCARADO
NESSE BAILADO UM FOLIÃO?
A SENHA, O SEGREDO DA VIDA
A CHAVE PERDIDA É O “X” DA QUESTÃO
CUIDADO, O QUE SE VÊ PODE NÃO SER... SERÁ?
AO ENTENDER É MELHOR REVELAR
NO SONHO DO MEU CARNAVAL
PARE PRA PENSAR, VAI SE TRANSFORMAR
OU ESCONDER ATÉ O FINAL?

É SEGREDO, NÃO CONTO A NINGUÉM
SOU TIJUCA, VOU ALÉM
O SEU OLHAR, VOU ILUDIR
A TENTAÇÃO É DESCOBRIR




Ficha Técnica:

Presidente - Fernando Horta
Carnavalesco - Paulo Barros
Diretor de Barracão - Paulinho do Ouro
Diretor de Harmonia - Fernando Costa
Diretor de Carnaval - Ricardo Fernandes
Mestre de Bateria - Casa Grande
Intérprete - Bruno Ribas
Comissão de Frente - Rodrigo Negri e Priscila Mota
Mestre Sala e Porta Bandeira - Marquinhos e Giovanna
Rainha da Bateria - Adriane Galisteu

A Unidos da Tijuca será a terceira agremiação a desfilar no domingo de Carnaval, 14 de fevereiro. A previsão é de que a escola entre na Passarela do Samba entre 23h10 e 23h40.


*Aluno da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM- campus Tijuca.
.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Carnaval de todas as crenças

Por Fernando Braga e Raquel Alfradique *


Com o enredo: "Brasil de todos os Deuses", a Imperatriz Leopoldinense vem para o carnaval 2010, tentar recuperar sua posição entre as maiores escolas de samba do rio.

Após 8 longos anos de jejum e após um belíssimo tri-campeonato (1999/2000/2001), o Carnavalesco Max Lopes aposta na nossa miscigenação para trazer a escola ao primeiro lugar novamente.

Max é figura conhecida da escola de ramos, em 1989 ele era o responsável pelo histórico enredo do centenário da proclamação da República: "Liberdade liberdade, abre as asas sobre nós".

A escola será a segunda a desfilar no domingo, 14/02/2010.


* Alunos da eletiva Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM, Campus Niterói.
.

Mangueira 2010 - Parte II

Foto: Alziro Xavier (O Globo)

Destaque da Mangueira no desfile das campeãs em 2009.


Pesquisa: Simone Vidal *



Ficha técnica:

Presidente: Ivo Meirelles
Carnavalesca: Jaime Cesário e Jorge Caribé
Intérprete: Luizito, Zé Paulo e Richahs
Mestre de bateria: Jaguará Filho
Mestre-sala: Raphael
Porta-bandeira: Marcella Alves
Presidente do Conselho de Carnaval: Celso Rodrigues
Diretores de harmonia: José Carlos Neto e Dimichel Velasques
Rainha de bateria: Renata Santos
Coreógrafia: Jaime Arôxa
Enredo: "Mangueira é a música do Brasil"


* Aluna da eletiva Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM, Campus Tijuca.
.

Mangueira 2010



Por Verônica Padrone *

2010 promete ser um ano de muitas novidades para a escola verde e rosa. Para homenagear a música brasileira, a Mangueira vai desfilar com novidades que darão reforço à batucada, ao gogó e ao samba no pé além de exaltar os principais estilos do país, começando pelo samba, passando pela bossa nova, pelo forró e chegando até ao funk. A escola terá um trio de intérpretes oficiais, batizado de “três tenores” composto por Luizito, substituto do saudoso Jamelão, Rixxa, que é conhecido popularmente como Pavarotti do samba e Zé Paulo.

A rainha da bateria será a morena Renata Santos, que tem experiência de sobra na função já que é ex-rainha da Acadêmicos de Santa Cruz e assumiu o lugar da também talentosa Gracyanne Barbosa. Já a comissão de frente será comandada por um dos coreógrafos mais requisitados do Brasil, o Jaime Arôxa, uma unanimidade na classe artística. No Carnaval, ele já deu suas contribuições à Vila Isabel, Caprichosos de Pilares e Porto da Pedra.

A escola, que tem como presidente Ivo Meirelles, iniciou seus ensaios no mês passado e proporciona ao público nos próximos meses ensaios técnicos, ensaio da bateria e ensaio de canto até o grande dia do desfile oficial, a ser realizado na segunda-feira de carnaval, dia 15 de fevereiro de 2010.

A divulgação do samba acontece em sites de carnaval, no orkut, por meio da distribuição de CDs e no YouTube.

Agora o que nos resta fazer é aguardar e ver se depois de tantas novidades, a Mangueira irá realmente agradar o público.

Ouça um trecho do samba-enredo da Mangueira para o ano de 2010:


(Se não aparecer o player, você precisará ter o Adobe Flash Player instalado. Acesse: http://get.adobe.com/br/flashplayer)


Confira a letra do samba do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira:

Enredo: “Mangueira é música do Brasil”
Autoria: Renan Brandão, Machado, Paulinho Bandolim e Rodrigo Carioca

“VAI PASSAR”
NESSA AVENIDA MAIS UM SAMBA POPULAR
MANGUEIRA ATÉ “PARECE UM CÉU NO CHÃO”
É MÚSICA VESTIDA DE EMOÇÃO
COM NOTAS E ACORDES REFLETIU
EM SUAS CORES O ORGULHO DO BRASIL
NAS ONDAS DO RÁDIO,
DE NORTE A SUL VIAJEI
NO SONHO DOURADO EMBARQUEI
PARECE MAGIA!
VAI MINHA INSPIRAÇÃO
“NUM DOCE BALANÇO A CAMINHO DO MAR”
VEM ME TRAZER A CANÇÃO
PRO MUNDO SE ENCANTAR

TANTAS EMOÇÕES NA VERDE-E-ROSA
BRILHAM AS ESTRELAS IMORTAIS
"BATE OUTRA VEZ" UMA SAUDADE
LEMBRO DOS ANTIGOS FESTIVAIS

UM VERSO ME LEVOU
DO ROCK À JOVEM GUARDA
FUI “CAMINHANDO E CANTANDO” AO LUAR
“COM A TROPICÁLIA NO OLHAR”
ATRÁS DO TRIO EU QUERO VER
O BAILE COMEÇAR E A NOITE ADORMECER
“O SOL NASCERÁ”, AS CORTINAS IRÃO SE FECHAR
“FOLHAS SECAS” VIRÃO E O SHOW VAI CONTINUAR

MEU CORAÇÃO É VERDE E ROSA
DESCENDO O MORRO, EU VOU
A MÚSICA, ALEGRIA DO POVO
CHEGOU, A MANGUEIRA CHEGOU

* Aluna da eletiva Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM, Campus Niterói.
.

Padre Miguel aposta suas fichas no carnavalesco

Um pouco da história e dos preparativos da Mocidade para 2010

Por Luis Fernando Silva *

Foto: Daniel Targueta / TV Globo
Faltando um pouco mais de dois meses para o carnaval, a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, traz esse ano o enredo ”Do Paraíso de Deus ao Paraíso da Loucura, cada um sabe o que procura” do carnavalesco Cid Carvalho. Esse ano, ele decidiu abordar o paraíso da terra desde o início da história até o paraíso que é o nosso carnaval. Em 2008, Cid desenvolveu o enredo “O Quinto Império” que deu à escola o 8° lugar no grupo especial.

Originária do time de futebol Independente Futebol Clube e fundada em 1955 por Sílvio Trindade, Renato da Silva, Djalma Rosa, Olímpio Bonifácio (Bronquinha), entre outros, a agremiação ganhou destaque através de Fernando Pinto, um dos carnavalescos mais importantes da escola.

No seu 1º ano como carnavalesco, em 1980, Fernando Pinto, levou a Mocidade a conquistar o 2° lugar com o enredo “Tropicália Maravilha”, permanecendo na escola até a sua morte em 1988 onde se envolveu num acidente de carro.


Ex-bbb’s serão destaques da Mocidade

Foto: Divulgação sítio Carnaval2010.net

Para o carnaval deste ano na Sapucaí, a Mocidade contará com a presença das ex-bbb’s Natália Cassarola (à esquerda, na foto) e Francine Piaia para serem destaques da escola. Além dessas musas, a verde e branco ainda terá a maravilhosa Thatiana Pagung como rainha de bateria, o ator Charles Daves, que interpreta a Creidi nos bailes funks e a estréia da cantora Elza
Soares, aos 79 anos e em plena forma, como madrinha, desfilando ao lado de Thatiana.

Inspirada nas escolas Unidos da Tijuca e Salgueiro que desfilaram no último carnaval com alas dedicadas ao público gay, este ano a Mocidade terá uma ala formada por homossexuais. O grupo irá representar a nota de R$50, que tem uma onça pintada como símbolo, já que tem o “paraíso” como tema central. A idéia, segundo o carnavalesco, é citar o contrabando de espécies da fauna brasileira, fazendo uma brincadeira da onça pintada e a lavagem de dinheiro nacional em contas no exterior.

Aos interessados em desfilar na ala, não é obrigado ser homossexual, basta comparecer aos ensaios todas as quartas-feiras de 20h30m às 22h. Para a inscrição foi necessário o comprovante de residência, CPF, 2 fotos 3x4 e Xerox da identidade. Na 4ª feira 30/09 aconteceu a seleção no barracão entre 14 e 18h onde os principais quesitos avaliados foram a animação e assiduidade.

A escola será a primeira a desfilar na 2ª feira de carnaval às 21h. A quadra da Mocidade fica na Rua Coronel Tamarindo 38, Padre Miguel.


*Aluno da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM - campus Niterói.
.

Primeiros ensaios agitam a Marquês de Sapucaí

Mangueira e Acadêmicos do Cubango, do grupo de acesso, fizeram o primeiro ensaio técnico do carnaval 2010.

Do G1 (com adaptações)


Na noite de domingo (6) na Sapucaí, no Rio, a Mangueira foi a primeira escola do grupo especial a passar pela Sapucaí. O público chegou com tranquilidade. Muitos vieram direto do Maracanã, na Zona Norte, onde o Flamengo conquistou o título de Campeão Brasileiro de 2009.

"Dois amores juntos. Mangueira e Flamengo", disse uma carioca que foi ao Sambódromo.

Para as escolas, o ensaio técnico é o momento de testar o andamento do samba e ensaiar a coreografia. Para o público, é a grande oportunidade de curtir, de graça, a emoção da arquibancada.

"Isso aqui é uma coisa maravilhosa. É o povão, é alegria, é toda a emoção", falou outra mulher que foi assistir ao ensaio.

Intérpretes e bateria puderam testar a empolgação do público com o samba do carnaval 2010.

O desfile teve carro abre-alas, destaques fantasiados e as baianas de saia rodada. Todos os componentes cantaram o samba.

"A gente vem para cumprir um papel e testar. É um termômetro. A Mangueira está com fome de título", disse o carnavalesco da escola, Jorge Caribé.

O bloco dos vitoriosos encerrou o desfile.

Os ensaios técnicos vão até 7 de fevereiro, uma semana antes dos desfiles.
.

Viradouro inaugurou banheiro G em grande estilo

Além da glamourosa inauguração, evento contou com a escolha da Boneca G 2010

Texto e foto: Assessoria


O ensaio do último sábado (05/12) na quadra da Viradouro se destacou pela alegria e bom humor. O concurso Boneca G 2010, teve com vencedora Bárbara Sheldon, que representará o Rio de Janeiro no próximo concurso Miss Rio de Janeiro G.

A noite foi animada com shows de transformistas como Veluma e Ingrid H. Famosas na noite de Niterói por suas dublagens, a dupla entreteu o público. Mas o ponto alto da noite, foi mesmo a inauguração do banheiro G. A madrinha do concurso, a atriz Suzana Pires, a Ivonete da novela Caras e Bocas, inaugurou o banheiro para o público G com muito bom humor.

Estiveram presentes à festa os atores Davi Lucas e Rafael Zulu, colegas de elenco de Suzana, e o coreógrafo Zé Reinaldo.
.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Lá vem o Bloco!...

Blocos Carnavalescos já começam a se preparar para a folia

* Por Ieda Félix *

Foto: Divulgação do sítio Overmundo


Os tamborins começaram a ecoar e já estamos sentindo o cheirinho do carnaval 2010 no ar. Os blocos carnavalescos estão crescendo a cada ano e também inovando em seus desfiles.

No Rio de Janeiro são centenas deles e até as marchinhas, que andavam um pouco esquecidas pelo público, já ganharam mais destaque desde a criação do Concurso Nacional de Marchinhas no ano de 2004, realizado pela Fundição Progresso. No Grande Baile da Final é eleita a malhor marchinha do ano através de votação realizada pelo programa Fantástico (Rede Globo). Muita gente está deixando de viajar para participar do carnaval de rua, tornando o movimento maior e mais popular.


Foto: Cordão da Bola Preta, por Marcos Tristão
Blocos tradicionais e regionais

Um dos blocos mais tradicionais do Rio de Janeiro é o Cordão da Bola Preta, que arrasta centenas de foliões pelas ruas da Av. Rio Branco. É o Bola que abre o carnaval do Rio.

Já em São Gonçalo, existem outros blocos divertidos também. Abrindo a folia, há o Bloco das Piranhas, tradicional na cidade e que abraça os que querem brincar e os membros GLBT com a mesma diversão sempre no sábado de carnaval, às 16h. Em 2010 também haverá espaço para os estreantes. Sai às ruas pela primeira vez o Bloco Amigos do Zé, regido pela batuta do mestre Ruy. O bloco vai sair do bairro Boa Vista em São Gonçalo no domingo às 15h, segue até o Porto da Pedra, retornando para o Espaço Cultural São Jorge, local onde o Bloco foi criado por Flávio Gerk.


Programação dos Blocos

Veja agora o longo circuito para o Carnaval 2010, programa-se e siga o seu Bloco preferido com muita alegria:



RIO DE JANEIRO

Barbas
Desfile: Sábado de carnaval, às 16h.
Concentração: A partir das 14h, na esquina das Ruas Assis Bueno, Arnaldo Quintela e General Polidoro (o famoso Triângulo das Bermudas) - Botafogo

Bloco da Segunda
Desfile: Segunda-feira de carnaval, às 18h.
Concentração: A partir das 17h., em frente à Cobal de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, s/n) - Botafogo

Bloco Carnavalesco Homens da Caverna
Desfile: Domingo de carnaval (22/02) com concentração a partir das 21 horas no Pé de Jambo
(Mangaratiba)

Boka da Espuma
Desfile: Dois domingos antes do carnaval.
Concentração: A partir das 15h., na Rua Marquês de Olinda, entre as Ruas Bambina e Muniz Barreto - Botafogo

Cacique de Ramos
Desfile: Sábado e terça-feira de carnaval
Concentração: A partir das 18h, na esquina da Av. Presidente Vargas com Av. Rio Branco - Centro

Clube do Samba
Desfile: Sábado de carnaval, às 17h. na Av. Rio Branco - Centro e Terça-feira Gorda, às 17h. na Av. Atlântica - Copacabana
Concentração: A partir das 15h. na esquina de Av. Presidente Vargas com Av. Rio Branco - Centro e no bar Ipiranga, Rua Ipiranga, 54 - Laranjeiras

Cordão da Bola Preta
Desfile: Sábado de carnaval, às 10h.
Concentração: A partir das 9h., em frente a sede do Clube Cordão da Bola Preta, na esquina das Ruas Evaristo da Veiga e Treze de Maio - Cinelândia

Cordão Literário Carnavalesco Armazém do Manoel
Ensaios com a participação especial da 1ª bateria Feminina da Escola de Música Villa-lobos, sob a regência do maestro Riko dias 16, 23 e 30 de janeiro, às 20h. Ensaio geral no dia 6 de fevereiro, às 20h.
Desfile: Domingo, quinze dias antes do domingo de Carnaval - 8 de fevereiro
Concentração: A partir das 15h - Rua Moraes e Valle, 32 - Lapa

Dois prá lá Dois prá cá
Ensaio: Domingo antes do Carnaval, em frente à Casa de Dança Carlinhos de Jesus, na Rua Álvaro Ramos,11 - Botafogo
Desfile: Sábado de carnaval, de Botafogo até a Av. Atlântica em Copacabana.
Concentração: A partir das 14h. na Rua Álvaro Ramos, 11 em frente à Casa de Dança Carlinhos de Jesus - Botafogo

Dalailata
Desfile: Sábado de Carnaval, das 17 às 21h.
Trajeto - Arcos da Lapa, Ruas Evaristo da Veiga, Senador Dantas, Passeio, Largo da Lapa, junto à Escola de Música da UFRJ.
Concentração: A partir das 15h, nos Arcos da Lapa.

Escravos da Mauá
Desfile: Sábado de carnaval, às 20h.
Ensaios: no Largo da Prainha - Centro
Concentração: A partir das 19h - Largo da Prainha - Centro

Mis a Mis
Ensaios: Toda a quinta-feira, das 19 às 23h., na parte externa do Museu da Imagem e do Som MIS - Praça Rui Barbosa, 1 - Centro (próximo à Praça Quinze)

Banda do Arôxo
Desfile: Domingo que antecede o carnaval e durante o período carnavalesco
Concentração: A partir das 15h., na Rua Belfort Roxo - Copacabana

Bandida
Desfile: Sábado que antecede o carnaval e no período carnavalesco
Concentração: A partir das 17h na Rua Rodolfo Dantas - Copacabana

Banda da Bolivar
Desfile: Domingo de carnaval
Concentração: A partir das 15h., na esquina da Rua Bolivar com Avenida Atlântica - Copacabana

Banda da Sá Ferreira
Desfile: Sábado a Terça de carnaval, 3.000 foliões dançam somente na Rua Sá Ferreira com Av. Atlântica.
Concentração: Das 16 às 19h., na Av. Atlântica, em frente à Rua Sá Ferreira - Copacabana

Banda da Santa Clara
Desfile: Domingo de carnaval
Concentração: A partir das 15h., na esquina da Rua Santa Clara com Av. Atlântica - Copacabana

Boca Maldita
Desfile: Durante o carnaval
Concentração: A partir das 15h., na esquina da Av. Prado Junior com Av. Nossa Senhora de Copacabana - Copacabana

Bip-Bip
Desfile: Sai do bar Bip-Bip na Rua Almirante Gonçalves, entra na Rua Souza Lima e vai até a Av. Atlântica, nos primeiros minutos de sábado de carnaval e na terça-feira no último minuto do carnaval.
Concentração: Bar Bip-Bip - Copacabana

Cachorro Cansado
Desfile: Segunda-feira de carnaval
Concentração: A partir das 17h., na Rua Barão do Flamengo, 35 - Flamengo

Banda da Glória
Desfile: Domingo de carnaval
Concentração: A partir das 15h. - Largo da Glória

Banda da Pedro Américo
Desfile: Domingo de carnaval
Concentração: A partir da 15h., no início da Rua Pedro Américo - Glória.

Banda de Ipanema
Desfile: dois sábados antes do sábado de carnaval, com reprises no sábado de carnaval, e na terça-feira gorda.
Concentração: A partir das 15h., na praça General Osório - Ipanema.

Banda da Carmen Miranda
Desfile: Domingo anterior ao Domingo de carnaval
Concentração: A partir das 16h., na Praça General Osório - Ipanema

Banda Virtual
Desfile: Quarta-feira de Cinzas, às 17h.
Concentração: Posto 9 - Av. Vieira Souto - Ipanema

Bloco Lira do Delírio
Desfile: Terça-feira de carnaval
Concentração: A partir das 14h., na Rua Farme de Amoedo - Ipanema
Desfile: Domingo. Av. Vieira Souto Posto 9 até o Arpoador, entre 17 e 21h
Concentração: A partir das 13h, no Posto 9 - Ipanema

Simpatia é Quase Amor
Ensaios a confirmar: Clube Condomínio - Rua Abreu Fialho, 12 - Horto - Tel.: 2540-9269. Sábados, às 22:30h,
Desfile: Sábado anterior ao carnaval e no Domingo de carnaval, às 17h.
Concentração: A partir das 15h., na Praça General Osório - Ipanema

Rola Preguiçosa
Ensaios: Clube Carioca, no Jardim Botânico - Informações Tel.: 2537-3960
Desfile: Sábado e domingo de carnaval
Concentração: A partir das 18h., na esquina da Av. Epitácio Pessoa com Rua Maria Quitéria - Lagoa Rodrigo de Freitas

Cordão Carnavalesco Folia do Pinguim
Desfile: Terça-feira de carnaval
Concentração: A partir das 20h. - Arpoador

Banda da Freguesia de Jacarepaguá
Desfile: Sábado de carnaval
Concentração: A partir das 15h., na Praça Professora Camisão - Jacarepaguá

Suvaco do Cristo
Desfile: Domingo anterior ao domingo de carnaval
Concentração: A partir das 17h., no Bar Jóia, Rua Jardim Botânico, 594 - esquina com Rua Faro - Jardim Botânico

Concentra Mas Não Sai
Desfile: Sexta-feira antes do carnaval.
Concentração: A partir das 18h., Bar Ipiranga 54 - Rua Ipiranga, 54 - Laranjeiras

Imprensa que eu Gamo
Desfile: Dois domingos antes do carnaval
Concentração: A partir das 16h., no Mercado São José - Laranjeiras

Empurra que Pega
Desfile: Sábado e domingo de carnaval
Concentração: A partir das 18h., na esquina da Rua Carlos Góis com Av. Ataulfo de Paiva - Leblon

Monobloco
Ensaios: Sextas-feiras, a partir das 22h, Fundição Progresso - Lapa
Desfile: Domingo de Carnaval, às 18h.
Concentração: A partir das 17h. - Baixo Gávea

Meu Bem Eu Volto Já
Ensaios: no quiosque da Beth, Avenida Atlântica, em frente ao bar Fiorentina - Leme.
Desfile: Quinta-feira anterior ao carnaval, às 20h.
Concentração: A partir das 19h., na esquina das Avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Princesa Isabel - Leme
Sítio: http://www.meubemvoltoja.cjb.net/

Banda do Leme
Desfile: Sábado e terça-feira de carnaval
Concentração: A partir das 15h., nas esquinas da Rua Padre Antonio Vieira com Av. Atlântica - Leme

Bloco das Carmelitas
Ensaios: Sábados, na Rua Dias de Barros, esquina com a Ladeira de Santa Teresa
Desfile: Sexta-feira anterior ao carnaval, às 20h. e terça-feira de carnaval
Concentração:A partir das 17h., na confluência da Ladeira de Santa Teresa com as Ruas Hermenegildo de Barros e Dias de Barros - Santa Teresa

Devassos da Cardeal
Local: Bar do Gallo - Rua Cardeal Dom Sebastião Leme, 180 - Santa Teresa, em frente a escadaria do Bairro de Fátima
Desfile: O bloco, desfila ao lado das Carmelitas, sábado anterior ao Carnaval, Santa Teresa.

Galinha do Meio Dia
Local : Orla de Copacabana. Iniciativa da ABIH/RJ e da Confraria do Garoto inspirado no famoso Galo da Madrugada.
Desfile: Terça-feira de Carnaval



SÃO GONÇALO

Bloco das Piranhas
Concentração: Em frente ao Clube Mauá
Desfile: Sábado, às 16h

Bloco Amigos do Zé
Concentração: Espaço Cultural São Jorge
Desfile: Domingo, às 15h


*Aluna da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM - Campus Niterói.
.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Porto da Pedra Define Musa do Carnaval 2010 – Ana Luiza Raffide

O Carnaval é cheio de magia, luxo e beleza. As Escolas já vêm definindo os seus destaques e partindo para a reta final nos preparativos para o Carnaval 2010. A G.R.E.S. Unidos do Porto da Pedra já definiu, até mesmo, a sua Musa: a bela Ana Luiza Raffide.

Ela é modelo, tem 26 anos e marcará presença na passarela em 2010 representando a agremiação. Ela está sendo chamada de “a Nova Musa Tigre” e estará à frente de um carro alegórico criado pelo carnavalesco do Porto da Pedra, Paulo Menezes. Há uma grande promessa de que a beleza de Ana Luiza, além de iluminar os olhos dos espectadores neste carnaval, confira ainda mais energia ao carnaval da agremiação carioca. Um excelente destaque para a Escola.

Como a nova Musa da Comunidade Porto Pedrense, ela é só alegria e está muito feliz. Que mostre toda a sua beleza e contagie a todos na avenida para que tenhamos um excelente carnaval em fevereiro de 2010.

Para saber mais sobre o Porto da Pedra, visite a página da Escola:
.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Enredos começam a ganhar forma na Cidade do Samba

Carnavalescos garantem que tudo sairá dentro do prazo previsto.
Beija-Flor faz enredo sobre Brasília, mas diz que não fala de políticos.


Aluizio Freire
Do G1, Rio



A pouco menos de três meses do carnaval, o que se vê nos barracões das escolas, na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio, são muitas armações de madeira, ferragens expostas e trabalho em ritmo intenso em todos os setores. Porém, os carnavalescos garantem que não há atraso no cronograma e que tudo estará pronto dentro do prazo. Para ver a obra completa, é preciso esperar. Mas, alguns cenários já podem ser descobertos nos galpões.

Nem mesmo o escândalo do suposto pagamento de propina que atinge o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, desanima as equipes do barracão da Beija-Flor, cujo desfile em 2010 será com um enredo que homenageia o cinquentenário da capital brasileira.


Louzada diz que escola não vai entrar em polêmica

“A culpa não é de Brasília. Concebemos um enredo para falar da cidade, seu universo lendário e cheio de misticismo. É nessas fontes que fomos buscar inspiração. Em momento algum, a não ser em referências a JK (Juscelino Kubtischek), falamos de políticos. E não recebemos proposta para fazer propaganda do governo”, afirma Alexandre Louzada, que compõe a comissão de carnaval da azul e branco ao lado de Laíla, Fran Sérgio e Ubiratan Silva.


Ele, no entanto, reconhece que o trabalho “já poderia estar mais adiantado”. “Quando a gente coloca a ideia no papel é uma coisa, mas quando vamos passar para a execução é outra. Estamos fazendo um carnaval gigantesco, monstruoso, portanto, com muito cuidado para reproduzir as obras monumentais da cidade. Alguns carros são tão grandes que nem cabem no barracão. Não há espaço para a política”, diz Louzada, que observa operários montando Catedral de Brasília.


Mocidade também já exibe algumas alegorias

Na Mocidade, que vai defender o enredo “Do paraíso de Deus ao paraíso da loucura, cada um sabe o que procura”, o carnavalesco Cid Carvalho garante que está trabalhando dentro do prazo previsto. “Já estamos na parte da decoração. Não teremos nenhum carnaval de efeitos pirotécnicos, mas posso garantir que vamos fazer um feijão com arroz gostosinho.Vai ser saboroso”.

Para ele, a escola recuperou a vitalidade da torcida, principal argumento que o levou de volta à agremiação de Padre Miguel. “A paixão dessa gente, da comunidade, foi fundamental para o meu retorno. Quero ver a animação que vi no desfile de 2008. Eu acredito na torcida, do pessoal que está aqui dentro trabalhando, para que tudo saia dentro do prazo e a escola apresente um carnaval bonito na avenida”. O carnaval da Viradouro, comandado por Edson Pereira e Júnior Schall, conta com o “compromisso da equipe” para que tudo fique pronto na hora certa. “Durante três meses ficamos reunidos para montar um planejamento de gestão. Pensamos na concepção do carnaval, com a preocupação estética, mas também na redução de custos, inclusive com aproveitamento de algumas estruturas, que também ajuda a gente a ganhar tempo”, afirma Schall. A escola é composta por 34 alas.


O carnavalesco Júnior Schall supervisiona trabalhos da Viradouro

Os carnavalescos fizeram uma adaptação da estrutura do abre alas “Oxalá”, do ano passado, para usar as ferragens para o carro “Piratas do Caribe” no enredo de 2010. Com esses recursos, eles acreditam que conseguiram fazer uma redução de custo de aproximadamente R$ 500 mil. “É um gerenciamento para compensar a falta de patrocínio. E não há nada que prejudique a escola esteticamente”, garante Schall.

Como em outros barracões, no Porto da Pedra também esconde o jogo, embora a garantia seja a mesma: “está tudo indo bem”. Segundo o vice-presidente e diretor de carnaval Moisés Carvalho 70% de tudo que foi programado em agosto “já foi executado”. “Vamos entrar na parte de adereçamento dos carros, que estão sendo feitos com madeira e ferro, mas dentro do planejamento”, afirma.

Com o enredo “Com que roupa...eu vou? Pro samba que você me convidou” moda e arte serão os carros chefes. “Estamos voltados para a evolução da indumentária. Esse é o nosso fio condutor. Falar só de moda seria uma coisa muito abrangente. Vai sair tudo dentro do que planejamos”, garante.

.

Viradouro cancela participação no ensaio técnico deste domingo na Sapucaí

Foto: Divulgação





*Por Rafael Godinho


O presidente Marco Lira e a Direção de Carnaval da Unidos do Viradouro decidiram cancelar uma de suas participações nos ensaios técnicos da Marquês de Sapucaí. O primeiro ensaio da agremiação, que estava previsto para o próximo dia 06 de dezembro, foi cancelado pela escola,em virtude de alguns fatores técnicos.

"A escola passou por um período de quarentena no início dos trabalhos, no mês de agosto, o que atrasou os ensaios de bateria. Tivemos duas semanas seguidas prejudicadas por um apagão e por um temporal que assolou a quadra. A Viradouro é conhecida pela qualidade técnica em seus ensaios e preferimos preservar a data do dia 17 de janeiro, onde a escola se apresentará pronta tecnicamente, e oferecendo o espetáculo e a alegria de sua comunidade aos espectadores. Sabemos que o público que vai à Sapucaí para assistir aos ensaios técnicos está ali não somente por diversão, mas para ver o que as agremiações estão preparando e nós, da Viradouro, respeitamos esse público e queremos mostrar um trabalho de excelência a ele. Estamos aprimorando o canto e em breve começaremos os ensaios de Rua na Avenida Amaral Peixoto”, declarou a Direção de Carnaval. O ensaio do dia 17 de janeiro está mantido.

*Aluno da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM- campus Niterói.
.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Agenda e Programação da Portela

Escola divulga agenda de preparativos e ensaios da Azul e Branco preparando 2010

* Por Kallyne Correa e Ronaldo Mendonça

Foto: Divulgação - Sítio oficial da Portela
O G.R.E.S. Portela divulgou as datas para suas atividades que antecedem e preparam para sua participação no Carnaval 2010.

A escola vem com o enredo “Derrubando fronteiras, conquistando a liberdade... Um Rio de paz, em estado de graça!”

Veja abaixo os próximos eventos e programe-se:


PROGRAMAÇÃO DE ENSAIOS TÉCNICOS NO SAMBÓDROMO
09 de Janeiro de 2010 - (sábado) – 22:00 h
30 de Janeiro de 2010 - (sábado) – 22:00 h
-> A concentração será nas proximidades do Edifício “Balança Mas Não Cai”, ao lado da Marquês de Sapucaí.


AGENDA - QUADRA DA ESCOLA
Ensaio da Comunidade

02 de Dezembro de 2009 (quarta-feira) – 21:00 h
-> Os ensaios da comunidade acontecem todas as quartas;

Ensaio da Portela
04 de Dezembro de 2009 (sexta-feira) – 21:00 h
-> Os ensaios da Portela acontecem todas às sextas e consistem na apresentação de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Passistas e Baianas.
Na sequência acontece o Sambão com show da Bateria da Escola.

Feijoada da família Portelense
05 de Dezembro de 2009 (sábado) – 13:00 h


Para acompanhar as próximas atividades, basta acessar a página oficial da Portela na Internet.
Se preferir, clique no link abaixo para consultar diretamente a agenda da agremiação:
http://www.gresportela.com.br/principal/agenda.php


*Alunos da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM. Kallyne do campus Niterói; Ronaldo, campus Tijuca.
.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Já é Carnaval no Trem do Samba!

Extensa programação marca do dia do Samba na Central do Brasil rumo à Oswaldo Cruz

* Por Elis Milli


Os cariocas que estão animados, já podem começar a sentir o gostinho do carnaval amanhã no TREM DO SAMBA. É tudo de graça, os foliões só precisam trocar um Kg de alimento não perecível por um bilhete de trem para curtir a festa, que traz nomes como Monarco, Tia Surica, Almir Guineto, Nelson Sargento e Mauro Diniz, além das Velhas Guardas da Portela, Mangueira, do império Serrano, Vila Isabel e do Salgueiro, e também Blocos como o Cacique de Ramos.

A festa começará às 16 horas desta quarta-feira (02/12). O primeiro trem sai às 19h15 e os próximos a cada 30 minutos. Haverá também três palcos em Oswaldo Cruz, com shows variados, além de inúmeras rodas de samba. Estão sendo esperadas mais de 50 mil pessoas para comemorarem o Dia Nacional do Samba.


Para você que não quer perder essa festa, confira a programação:

PARTIDA DOS TRENS: CENTRAL DO BRASIL
IDA: TREM 1 (19H15), TREM 2 (19H45), TREM 3 (20H15) E TREM 4 (20H45)
VOLTA: TREM 1 (23H), TREM 2 (23H30), TREM 3 (00H) E TREM 4 (01H)
INFORMAÇÕES: (21) 3826-0140 (PRODUÇÃO)


SHOWS DE ABERTURA
LOCAL: CENTRAL DO BRASIL – A PARTIR DAS 16H
Abertura: A companhia "Dançando para não dançar" homenageia Luiz Carlos da Vila e Pixinguinha
Bateria do Mestre Faísca · Marquinhos de Osawldo Cruz · Velha Guarda da Portela · Velha Guarda do Império Serrano · Velha Guarda da Mangueira · Velha Guarda do Salgueiro · Velha Guarda da Vila Isabel · Nelson Sargento · Wilson Moreira · Walter Alfaiate

PARTIDAS DOS TRENS PARA OSWALDO CRUZ
PRIMEIRO TREM
– SAÍDA: 19h15 – PLATAFORMA 2A
Vagão 1 – Velha Guarda da Portela e Marquinhos de Oswaldo Cruz
Vagão 2 – Pagode da Tia Doca
Vagão 3 – Bloco da Cachaça
Vagão 4 – Pagode do Negão da Abolição
Vagão 5 – Grupo Autonomia
Vagão 6 – Clube do Samba
Vagão 7 – Embaixadores da Folia
Vagão 8 - Quilombo

SEGUNDO TREM – SAÍDA: 19h45 – PLATAFORMA 2B
Vagão 1 – Velha Guarda do Império Serrano e Ruivão
Vagão 2 – Grupo Roda do Bip
Vagão 3 – Pagode do Nelsinho e da Wilma
Vagão 4 – Bateria do Mestre Faísca
Vagão 5 – Manga Preta
Vagão 6 – Pagode da Tia Ciça

TERCEIRO TREM – SAÍDA: 20h15 – PLATAFORMA 2A
Vagão 1 – Velha Guarda da Mangueira
Vagão 2 – Velha Guarda do Salgueiro
Vagão 3 – Pagode do Sambola com Democráticos de Guadalupe
Vagão 4 – Bloco Voltar pra Quê?
Vagão 5 – Grupo Samba pra Valer
Vagão 6 – Grupo Regente

QUARTO TREM – SAÍDA: 20h45 – PLATAFORMA 2B
Vagão 1 – Velha Guarda da Vila Isabel
Vagão 2 – Grupo Parados na Ponte
Vagão 3 – Quizomba
Vagão 4 – Cacique de Ramos
Vagão 5 – Pagode do Renascença
Vagão 6 – Democráticos de Guadalupe
Vagão 7 – Grupo Nossa Arte de Niterói
Vagão 8 – Locomotivas do Samba


SHOWS EM OSWALDO CRUZ
PALCO 1
Rua João Vicente, ao lado da Estação de Oswaldo Cruz
Horário: 19h à 01h
Nem e Pagode da Tia Doca · Marquinhos de Oswaldo Cruz · Délcio Carvalho · Bandeira Brasil · Noca da Portela · Almir Guineto · Marquinhos Diniz

PALCO 2
Rua Átila da Silveira, em Oswaldo Cruz
Horário: 19h à 01h
Partideiros do Cacique · Marquinhos de Oswaldo Cruz · Mauro Diniz · Ernesto Pires · Zé Luiz do Império · Toninho Geraes

PALCO 3
Praça Paulo da Portela, em frente à Portelinha, em Oswaldo Cruz
Horário: 19h à 01h
Grupo Descendo a Serra · Velha Guarda da Portela · Velha Guarda do Império Serrano · Velha Guarda da Mangueira · Velha Guarda do Salgueiro · Velha Guarda da Vila Isabel · Ari do Cavaco · Anderson Paz · Tantinho da Mangueira

RODAS DE SAMBA EM OSWALDO CRUZ – DAS 20H À 01H
RODA DE SAMBA 01 – Bloco da Cachaça
RODA DE SAMBA 02 – Grupo Manga Preta
RODA DE SAMBA 03 – Grupo Autonomia
RODA DE SAMBA 04 – Quizomba
RODA DE SAMBA 05 – Mestre Faísca
RODA DE SAMBA 06 – Democráticos de Guadalupe
RODA DE SAMBA 07 – Clube do Samba
RODA DE SAMBA 08 – Pagode do Gil com Grupo Parados na Ponte
RODA DE SAMBA 09 – Pagode da Tia Ciça
RODA DE SAMBA 10 – Pagode da Dulcinha e do Zau
RODA DE SAMBA 11 – Luciano da Carvoaria com Quilombo
RODA DE SAMBA 12 – Pagode do Renascença
RODA DE SAMBA 13 – Grupo Senzala
RODA DE SAMBA 14 – Pagode da Vera Caju com Embaixadores da Folia
RODA DE SAMBA 15 – Grupo Regente
RODA DE SAMBA 16 – Pagode do Nelsinho e da Wilma
RODA DE SAMBA 17 – Roda do Bip

BLOCO DE PARTIDO ALTO
Local: Vai da Rua Carolina Machado (esquina com Rua Fernandes Marinho) à Praça Paulo da Portela (Oswaldo Cruz)
Início: 20h
Marquinhos de Oswaldo Cruz · Cacique de Ramos · Renatinho Partideiro


*Aluna da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM- campus Niterói.
.