quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ECAD e a taxação do Carnaval

Na Bahia houve até liminar para impedir execução de músicas

Compilado por Ronaldo Mendonça *

Foto: Blog ESACA
Pois é, a Folia acabou e dentro de pouco tempo todos vão se preparar para o Carnaval 2011 (até nosso blog já começou a contagem regressiva).

Numa das minhas andanças internéticas, eis que achei uma notícia realmente curiosa. Transcrevo abaixo a íntegra para melhor entendimento.


Os Blocos de Carnaval e o ECAD

Por Tatiana de Mello Dias - O Estado de São Paulo

Se você ouviu incontáveis vezes os refrões “mamãe, eu quero”, “olha a cabeleira do Zezé”, “ei, você aí”, durante esse Carnaval, pense nisso: cada vez que uma dessas músicas tocou, direitos autorais deveriam ter sido pagos ao Ecad.

No início do mês, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição iniciou a já tradicional campanha de Carnaval para “conscientizar os usuários de música sobre a importância do pagamento dos direitos autorais nos bailes e eventos carnavalescos”.

O Ecad enviou mais de 7 mil malas-diretas e brindes para tentar convencer donos de bailes e bandas de blocos a pagar o valor devido pela execução das músicas. “Estamos desenvolvendo diversas ações de marketing para esclarecer aos usuários sobre a obrigatoriedade do pagamento dos direitos autorais, principalmente em períodos em que a música é fortemente utilizada, como é o caso do Carnaval”, diz Bia Amaral, gerente de marketing do Ecad.

Na Bahia, o Ecad conseguiu uma liminar para impedir a execução de músicas no bloco Alô Inter e Inter. Se eles descumprissem a decisão e executassem músicas sem a autorização do órgão, a multa seria de R$ 5 mil por dia.

As marchinhas clássicas brasileiras ainda estão protegidas pela Lei 9.610/98, que determina o pagamento de direitos autorais ao autor (ou à família, em caso de falecimento) por um período de 70 anos após a morte do compositor.

São justamente essas músicas que lideram o ranking de execuções no carnaval. Em 2009, “Cabeleira do Zezé”, “Me dá um dinheiro aí”, “Mamãe eu quero”, “Marcha do remador” e “Cidade Maravilhosa” foram as músicas mais tocadas.



E então, até que ponto isso pode dar certo, ser justo e viável?

Dê sua opinião, poste um comentário.

Um grande abraço!


* Aluno da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM - Campus Tijuca.
.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

"Eu estava errado quando pedi demissão"

Quinho volta atrás e continua sendo intérprete do Salgueiro

Por Ronaldo Mendonça (com informações do sítio Tudo de Samba e JB Online)*

Foto: Blog MundoBotafogo
A saída de Quinho do Salgueiro não durou nem 24h. Na tarde de sábado, o intérprete decidiu, depois de conversa com a presidente Regina Duran, continuar na escola. Quinho havia anunciado sua decisão de deixar o Salgueiro, na última sexta-feira, em entrevista à Radio Globo.

O puxador revelou que tudo não passou de um mal-entendido.
- Quero pedir desculpas a todos os salgueirenses. Eu estava errado quando pedi demissão. A presidente se mostrou uma pessoa maravilhosa e me mostrou o quanto eu sou importante para a escola. Infelizmente, me deixei levar por uma conversa errada, mas voltei para o Salgueiro - explicou Quinho.

O intérprete vai cantar o samba do Salgueiro na Marquês de Sapucaí hoje, no desfile das campeãs. A Agremiação ficou em 5º lugar com o enredo "Histórias sem fim", cujo refrão foi bastante cantado e que acabou sendo a trilha sonora para esse caso ("Uma história de amor / sem ponto final"...).


* Aluno da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM - Campus Tijuca.
.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Salgueiro fica sem puxador de samba-enredo antes do Desfile das Campeãs

Foto: Sítio Tudo de Samba


O intérprete Quinho do Salgueiro anunciou que está deixando a escola e já não participa do Desfile das Campeãs na noite deste sábado no Sambódromo. Informações ainda não confirmadas, afirmam que o puxador estaria indo para a União da Ilha. Quinho afirmou que não sentia mais alegria de estar na escola e se ele era problema para a agremiação, tudo agora está resolvido. O intérprete, campeão em 2009 pelo Salgueiro, fez questão de elogiar a presidente da escola, Regina Celi e o carnavalesco Renato Lage, mas afirmou que guarda mágoa de pessoas ligadas a outros setores da agremiação.
.

Cai o número de assaltos aos turistas durante Carnaval no Rio

*André Luiz Cardoso/Fonte: Deat


O número de turistas assaltados durante o carnaval caiu em relação ao mesmo período de 2009. A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) divulgou o balanço de roubos e furtos contra estrangeiros: foram 84 registros entre 18h do dia 12 e 8h de quinta, uma queda de 26% em comparação com o ano passado, quando foram contabilizados 115 casos. De acordo com a Riotur, a cidade recebeu 730 mil turistas, enquanto no ano passado 719 mil estrangeiros passaram o carnaval no Rio.

A única prisão efetuada foi a de quatro policiais militares, flagrados cometendo violência contra turistas franceses, na madrugada de segunda-feira, nas imediações do Sambódromo.


* Professor responsável pela disciplina Cobertura de Grandes Eventos - Campi Tijuca e Niterói.
.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Grupo de Acesso pode passar para o comando da Liesa

Por André Luiz Cardoso *

Um movimento orquestrado por dirigentes das escolas do Grupo de Acesso, com excessão da Renascer de Jacarepaguá, Caprichosos de Pilares e Inocentes de Belford Roxo, tentam uma encontro para que a Liesa ( Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro ) assuma a administração do Grupo A, hoje comandada pela Lesga ( Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso ). A informação é do jornalista Eugênio Leal, da Super Rádio Tupi, que divulgou a informação, com exclusividade, durante a transmissão da apuração das notas das escolas de samba do Grupo Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira, no Terreirão do Samba. Durante o desfile do sábado de carnaval no Sambódromo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, declarou sua insatisfação com o número de escolas no Grupo A, 12 desfilando numa única noite. Paes é favorável a dez escolas.


* Professor responsável pela disciplina Cobertura de Grandes Eventos - Campi Tijuca e Niterói.
.

Alegria da Zona Sul vence no Grupo I e desfila no sábado de carnaval no Sambódromo



Por André Luiz Cardoso *

A Escola de Samba Alegria da Zona Sul é a grande campeã do Grupo Rio de Janeiro I, antigo B, e garantiu sua volta ao tradicional desfile do Grupo de Acesso, no sábado de carnaval na Marquês de Sapucaí, em 2011. O Arranco do Engenho de Dentro ficou em segundo lugar. Cairam para o Grupo II as escolas Flor da Mina do Andaraí, Boi da Ilha do Governador e Unidos do Jacarezinho.Confira abaixo a classificação da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro. Grupo Rio de Janeiro I, antigo Grupo B.

1ª Alegria da Zona Sul;
2ª Arranco;
3ª União do Parque Curicica;
4ª Sereno de Campo Grande;
5ª União de Jacarepaguá;
6ª Acadêmicos do Sossego;
7ª Tradição;
8ª Lins Imperial;
9ª Mocidade de Vicente de Carvalho;
10ª Unidos do Jacarezinho;
11ª Boi da Ilha do Governador;
12ª Flor da Mina do Andaraí.

* Professor responsável pela disciplina Cobertura de Grandes Eventos - Campi Tijuca e Niterói.
.

Tradição é punida no Grupo I por desfilar com fantasias da Portela

Por André Luiz Cardoso *

Aquela fantasia velha do carnaval do ano passado, pode ser transformada em uma nova para o ano seguinte. No entanto, em se tratando de desfile de escola de samba, a história é bem diferente e quem pôde sentir o peso do regulamento foi a Tradição.

Mesmo com a negativa do presidente Nésio Nascimento, a escola do Campinho foi punida com a perda de meio ponto por usar no desfile de terça-feira, na Marquês de Sapucaí, fantasias usadas pela Portela no carnaval do ano passado.

Para muitos, a punição da Tradição foi até branda, para uma escola que tem tradição em fazer desfiles com fantasias e adereços usados nos carnavais passados.

* Professor responsável pela disciplina Cobertura de Grandes Eventos - Campi Tijuca e Niterói.
.

Independente de São João de Meriti é campeã do Grupo II e desfila na Sapucaí em 2011

André Luiz Cardoso *

O desfile de terça-feira de carnaval no Sambódromo, no ano que vem, vai contar com a volta da escola de samba Independente de São João de Meriti, a grande vencedora do Grupo Rio de Janeiro II, antigo grupo C. Também subiu para o Grupo II, a Difícil É O Nome, escola do subúrbio de Pilares. Cairam para o Grupo III, Unidos de Manguinhos e Acadêmicos do Dendê.Confira abaixo a classificação da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro. Grupo Rio de Janeiro II, antigo Grupo C.

1ª Independente de São João de Meriti;
2ª Difícil é o Nome;
3ª Unidos de Vila Kennedy;
4ª Unidos do Cabuçú;
5ª Vizinha Faladeira
6ª Acadêmicos da Abolição;
7ª Arrastão de Cascadura;
8ª Unidos de Vila Santa Tereza;
9ª Unidos da Ponte;
10ª Corações Unidos do Amarelinho;
11ª Acadêmicos do Engenho da Rainha;
12ª Unidos de Cosmos;
13ª Acadêmicos do Dendê;
14ª Unidos de Manguinhos;

* Professor responsável pela disciplina Cobertura de Grandes Eventos - Campi Tijuca e Niterói.

EM CIMA DA HORA VENCE O GRUPO DE ACESSO III

Por André Luiz Cardoso *

As tradicionais escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro conseguiram o êxito maior no Carnaval 2010. Depois do título da Leão de Nova Iguaçu no Grupo IV, a Em Cima da Hora, tradicional agremiação do subúrbio de Cavalcanti é a campeã do Grupo III e desfila em 2011 no Grupo Rio de Janeiro II, antigo C. Também subiram para o mesmo grupo a Unidos de Vila Rica, escola de Copacabana, segunda colocada e as escolas Favo de Acarí e Rosas de Ouro, que ficaram empatadas, em todos os quesitos, em terceiro lugar. Com isso, a presidência da Associação decidiu subir quatro agremiações, em vez de três. Cairam para o Grupo IV a Unidos do Cabral, União de Vaz Lobo, e Unidos de Lucas.Confira abaixo a classificação da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro. Grupo Rio de Janeiro III, antigo Grupo D.

1ª Em Cima da Hora;
2ª Unidos da Vila Rica;
3ª Favo de Icaraí;
3ª Rosa de Ouro;
5ª Gato de Bonsucesso;
6ª Mocidade Unida de Santa Marta;
7ª Mocidade Unida de Jacarepaguá;
8ª Delírio da Zona Oeste;
9ª Imperial;
10ª Unidos do Anil;
11ª Acadêmicos de Vigário Geral;
12ª Mocidade Independente de Inhaúma;
13ª Unidos de Lucas;
14ª União de Vaz Lobo;
15ª Unidos do Cabral

Lembrando que as campeãs participam do desfile no próximo sábado na Intendente Magalhães, na festa da vitória, a partir das 20h.

* Professor responsável pela disciplina Cobertura de Grandes Eventos - Campi Tijuca e Niterói.
.

Leão de Nova Iguaçú é campeã do Grupo de Acesso IV em 2010

Por André Luiz Cardoso *

Uma das mais tradicionais escolas de samba da Baixada Fluminense, a Leão de Nova Iguaçú, é a campeã do Grupo Rio de Janeiro IV, antigo Grupo E, que desfila na Avenida Intendente Magalhães, no Campinho. A Unidos do Uraiti, perdeu 20 pontos por não apresentar nenhum carro alegórico durante o desfile. Com isso, ficou em último lugar e foi desclassificada, ficando fora do desfile de 2011. A Império da Praça Seca, segunda colocada também sobe para o Grupo Rio de Janeiro III, antigo Grupo D. As campeãs do Grupo Rio de Janeiro voltam a desfilar no próximo sábado (20), na Intendende Magalhães, a partir das 20h. Confira abaixo a classificação da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro - Grupo Rio de Janeiro IV

1ª Leão de Nova Iguaçú;
2ª Império da Praça Seca;
3ª Paraíso do Alvorada;
4ª Boêmios de Inhaúma;
5ª Infantes da Piedade;
6ª Arame de Ricardo;
7ª Canários das Laranjeiras;
8ª Unidos do Uraiti;

* Professor responsável pela disciplina Cobertura de Grandes Eventos - Campi Tijuca e Niterói.
.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Vinte e quatro pessoas já foram detidas por fazer xixi na rua

                                                                                            



* Matéria reproduzida do site do O Globo Digital/Foto:g1.globo.com


Segundo a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), até 11h30m deste domingo 24 pessoas, entre elas quatro mulheres, foram flagradas fazendo xixi durante o desfile do bloco Boitatá, na Praça XV. Um italiano e uma mexicana, detidos pelo próprio coordenador da equipe, Marcelo Maywald, fazem parte da lista de detidos que foram encaminhados à 1ª DP (Centro).

No sábado, pelo menos 45 pessoas, incluindo uma mulher, foram presas depois de terem sido flagradas fazendo xixi em público por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) que realizaram operações Choque de Ordem nos blocos de carnaval do Rio de Janeiro. A fiscalização da Coordenação de Controle Urbano (CCU) também está em ação retirando ambulantes irregulares e ajudando na fluidez dos blocos. Os detidos foram encaminhados à 1ª DP (Gomes Freire).

Os agentes, com o apoio da Guarda Municipal, desmontaram um esquema ilegal de três homens que cobravam a entrada em banheiros químicos, disponibilizados à população gratuitamente, pela Prefeitura. Na rua 13 de maio e na rua Álvaro Alvim era cobrado R$ 0,50 a entrada. Já na Alcino Guanabara, a entrada era R$1,00. Eles foram detidos e levados à 5ª DP.

Segundo o secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, esta atitude não será tolerada:

- Não podemos admitir que aproveitadores privatizem os banheiros públicos. Esta atitude será combatida severamente pelo Choque de Ordem.

No Grupo de Acesso do carnaval carioca, Estácio emociona e Renascer de Jacarepaguá arranca aplausos com sua onda

* Matéria reproduzida do O Globo Digital


De pandeiro na mão, seu Zacarias do Morro de São Carlos, de 81 anos, arrancou aplausos da Sapucaí do alto do segundo carro alegórico da Estácio de Sá, penúltima escola a desfilar no Grupo de Acesso, na madrugada deste domingo. Mais cedo, a sexta escola, Renascer de Jacarepaguá, causou a mesma reação do público com uma comissão de frente com carrinhos de rolimã que deslizavam com quatro integrantes do alto de uma rampa azul simulando uma imensa onda. Foram a tradição e o novo disputando as atenções na Passarela do Samba.

Carnavalesco responsável por inovações que marcaram o carnaval nos últimos anos, Paulo Barros, que também está à frente do enredo da Unidos da Tijuca no Grupo Especial, acompanhou todo o desfile da Renascer. No início, a rampa que acompanhava a comissão de frente teve problemas e ele próprio ajudou a empurrar a alegoria. No fim, foi cumprimentado por diversos integrantes da escola.

Se a Renascer teve seu carnavalesco de Grupo Especial presente no Acesso, o mesmo não pode se dizer do Império Serrano. Rosa Magalhães, também responsável pelo desfile da recém promovida à elite do carnaval União da Ilha, não compareceu para acompanhar a passagem da escola da Serrinha. Ela torceu o pé.

Apesar de fazer um carnaval de pouco luxo, definido pelo próprio presidente da escola, Humberto Soares Carneiro, como "digno", o Império foi uma das agremiações que fizeram a Sapucaí cantar. Com a reedição de "E por falar em saudade", de 1985, a Caprichosos de Pilares também ecoou o famoso refrão de seu samba: "Tem bumbum de fora pra chuchu, qualquer dia é todo mundo nu".

Com seu enredo nostálgico e apostando na emoção, a Estácio de Sá contou sua história desde a origem, com a Deixa Falar, com luxo e um samba que também empolgou o público. Com bom humor e um enredo de fácil entendimento, a São Clemente fez o "Choque de Ordem na Folia". Chapéus com tijolos de isopor representaram as construções irregulares; um grande gato foi o destaque de um dos carros alegóricos, alusão às ligações clandestinas de luz e água.

No quesito problemas, a Unidos de Padre Miguel, primeira escola a desfilar, e a Paraíso do Tuiuti foram as que mais sofreram. A agremiação da Vila Vintém entrou na Sapucaí sem a comissão de frente por causa de atraso na chegada das fantasias. Os integrantes chegaram correndo e passaram o desfile lutando contra percalços com os adereços. Na Tuiuti, o boneco de um dos carros veio sem uma mão. Ele ainda ficou agarrado a um poste e só seguiu no desfile graças a ajuda de pessoas que estavam num camarote.

Com desfiles corretos, mas que não chegaram a empolgar o público, passaram a Império da Tijuca, a Acadêmicos de Santa Cruz, a Inocentes de Belford Roxo e a Acadêmicos da Rocinha. Já pela manhã quem fechou o desfile foi a Acadêmicos do Cubango, que veio com luxo, mas já encontrou boa parte das arquibancadas vazias, após a passagem da Estácio.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Qual o seu destino nesse Carnaval?

Enquete busca conhecer nosso leitor e seus planos para a Folia

Por Ronaldo Mendonça*


Foto: Blog Unidos pelo Pedal
Se podemos usar apenas uma palavra para tudo dar certo nesse épóca de Carnaval - seja para quem vai brincar, viajar ou descansar - ela será planejamento. Sim, pois sem ele, nada feito!

Os ingressos populares para a Marquês de Sapucaí, por exemplo, foram vendidos no último dia 06 de fevereiro apenas por telefone e se esgotaram em menos de uma hora.

Para quem decidiu ficar em casa e precisa retirar dinheiro, só conta com os caixas 24horas pois os bancos só voltam a funcionar ao meio-dia desta quarta-feira de cinzas, 17 de fevereiro. Muitos supermercados funcionarão todos os dias, já que o funcionamento é facultativo.

Para quem vai viajar, especialmente para a Região dos Lagos, vai ter dificuldades se já não comprou sua passagem. Segundo a Socicam, empresa que administra o Terminal Rodoviário Novo Rio, cerca de 372 mil pessoas devem embarcar e desembarcar no Rio de Janeiro. Quase todos os destinos já tiveram disponibilizados ônibus extras, que já estão lotados.

Por conta disso, responda nossa enquete "O que você vai fazer nesse carnaval?". Ela está na coluna bem à sua direita na tela.
Poste também seu comentário aqui, nessa matéria. Você se planejou? Ainda está se preparando para passar esses dias? Enfim, não deixe de comentar.


Que você, leitor, tenha um excelente Carnaval, com muita alegria, paz e responsabilidade. Em todos os sentidos.
Um grande abraço de toda a equipe Rio Carnaval 2010!


* Aluno da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM - Campus Tijuca.
.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dê "Bom dia" você também!

As marchinhas para 2010 são marcadas pela picardia, bom humor e criatividade. Como tinha de ser.

Por Ronaldo Mendonça *

Foto: Revista Raiz
No último domingo, com 49% dos votos, foi eleita a marchinha campeã do 5º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas. "Bom Dia", de Renato Torres, conquistou os telespectadores do programa "Fantástico", da Rede Globo. Desde 2005 o concurso é realizado na Fundição Progresso. O projeto foi idealizado por seu presidente, o ator e agitador cultural Perfeito Fortuna (foto). A escolha é sempre feita através dos votos dados por telefone e pela internet. O resultado foi anunciado por volta das 23 horas, deixando seu compositor e sua torcida muito contentes.

Torres, que é um químico aposentado e iniciante no mundo da composição de marchinhas, ganhou um prêmio de R$ 10.000,00. O segundo lugar ganhou um prêmio de R$ 5.000,00 com "O bispo também quer levar" e será dividido com João Pimentel, Galloti, Pedro Cintra, Mario Moura, Nick Zarvos e Macarrão. "Batata no Palito", de Jorge Luiz Manga, ficou com o terceiro lugar e levou R$ 3.000,00.

Em cada edição do concurso, uma figura importante do Carnaval brasileiro é homenageada. Depois de Emilinha Borba, Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo e Carmen Miranda, agora, em 2010, a vez foi de João Roberto Kelly, compositor de importantes marchinhas como "Cabeleira do Zezé", "Mulata Iê Iê Iê", "O Rancho da Praça Onze" e muitas outras.


Ouça e acompanhe abaixo as letras das três melhores colocadas no concurso de 2010.
(Se não aparecer o player, você precisará ter o Adobe Flash Player instalado. Acesse: http://get.adobe.com/br/flashplayer)


Bom dia
(Renato Torres)



Deixa eu dar bom dia
Deixa eu dar paixão
Hoje é alegria
Dou não nego não
Quando dou bom dia
Dou de coração
Pinto minhas unhas
Viro um avião

Se o conde D’eu
Se o rei de Bagdá
Se os negros do Sudão
Porque eu não posso dar

Alegria é tudo
Vem do coração
Quando dou bom dia
Me liberto então
Uso salto alto
Mas com os pés no chão
Dizem que rebolo
Não dou mole não

Se o conde D’eu
Se o rei de Bagda
Se os negros do Sudão
Porque eu não posso dar

E os enrustidos
Sempre dizem não
Se não dão bom dia
Ficam em depressão
Eu já dei um dia
Mas que confusão
Só não entenderam
Meu bom dia não

Se o conde D’eu
Se o rei de Bagda
Se os negos do Sudão
Porque eu não posso dar.




O bispo também quer levar
(João Pimentel, Galloti, Pedro Cintra, Mario Moura, Nick Zarvos e Macarrão)



Vou passar a sacolinha
Entre os foliões da minha igreja
Com o dinheiro da vaquinha
Vai rolar um monte de cerveja
Mais cedo do que se esperava
O bispo virou bola da vez
Tira ele da sinuca
Lugar do bispo é no xadrez

Joga o peão pra lá
Puxa a rainha pra cá
Se o rei levou um xeque, o que é que há?
O bispo também quer levar

A rua é o nosso templo nesse dia
A fé na alegria nunca vai esmorecer
Nosso culto é a folia
e água benta pra gente beber
Mais cedo do que se esperava
O bispo virou bola da vez
Tira ele da sinuca
Lugar do bispo é no xadrez

Joga o peão pra lá
Puxa a rainha pra cá
Se o rei levou um xeque, o que é que há?
O bispo também quer levar




Batata no palito
(Jorge Luiz Manga)



Eu falo
Eu grito
Tira gosto bom é batata no palito
Eu falo
Eu grito
Tira gosto bom é batata no palito

Não adianta vir com quibe frito
Com hot dog eu acho esquisito
Lá na Europa, no Japão e no Egito
Tira gosto bom é batata no palito


Para saber mais
Foto: Amanda Boaventura
Não deixe de visitar os links abaixo para conhecer mais sobre o projeto, ouvir e ver os clipes dessas e de todas as dez finalistas do concurso.


Página oficial:
http://www.concursodemarchinhas.com.br/


Veja uma matéria com o homenageado dessa edição, o compositor João Roberto Kelly. Relembre também os ganhadores das outras quatro edições:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1320441-15605,00.html


Clipes das marchinhas finalistas:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1480519-15605,00.html


O momento do anúncio da marchinha campeã 2010:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1480764-15605,00.html


* Aluno da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM - Campus Tijuca.
.