terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dê "Bom dia" você também!

As marchinhas para 2010 são marcadas pela picardia, bom humor e criatividade. Como tinha de ser.

Por Ronaldo Mendonça *

Foto: Revista Raiz
No último domingo, com 49% dos votos, foi eleita a marchinha campeã do 5º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas. "Bom Dia", de Renato Torres, conquistou os telespectadores do programa "Fantástico", da Rede Globo. Desde 2005 o concurso é realizado na Fundição Progresso. O projeto foi idealizado por seu presidente, o ator e agitador cultural Perfeito Fortuna (foto). A escolha é sempre feita através dos votos dados por telefone e pela internet. O resultado foi anunciado por volta das 23 horas, deixando seu compositor e sua torcida muito contentes.

Torres, que é um químico aposentado e iniciante no mundo da composição de marchinhas, ganhou um prêmio de R$ 10.000,00. O segundo lugar ganhou um prêmio de R$ 5.000,00 com "O bispo também quer levar" e será dividido com João Pimentel, Galloti, Pedro Cintra, Mario Moura, Nick Zarvos e Macarrão. "Batata no Palito", de Jorge Luiz Manga, ficou com o terceiro lugar e levou R$ 3.000,00.

Em cada edição do concurso, uma figura importante do Carnaval brasileiro é homenageada. Depois de Emilinha Borba, Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo e Carmen Miranda, agora, em 2010, a vez foi de João Roberto Kelly, compositor de importantes marchinhas como "Cabeleira do Zezé", "Mulata Iê Iê Iê", "O Rancho da Praça Onze" e muitas outras.


Ouça e acompanhe abaixo as letras das três melhores colocadas no concurso de 2010.
(Se não aparecer o player, você precisará ter o Adobe Flash Player instalado. Acesse: http://get.adobe.com/br/flashplayer)


Bom dia
(Renato Torres)



Deixa eu dar bom dia
Deixa eu dar paixão
Hoje é alegria
Dou não nego não
Quando dou bom dia
Dou de coração
Pinto minhas unhas
Viro um avião

Se o conde D’eu
Se o rei de Bagdá
Se os negros do Sudão
Porque eu não posso dar

Alegria é tudo
Vem do coração
Quando dou bom dia
Me liberto então
Uso salto alto
Mas com os pés no chão
Dizem que rebolo
Não dou mole não

Se o conde D’eu
Se o rei de Bagda
Se os negros do Sudão
Porque eu não posso dar

E os enrustidos
Sempre dizem não
Se não dão bom dia
Ficam em depressão
Eu já dei um dia
Mas que confusão
Só não entenderam
Meu bom dia não

Se o conde D’eu
Se o rei de Bagda
Se os negos do Sudão
Porque eu não posso dar.




O bispo também quer levar
(João Pimentel, Galloti, Pedro Cintra, Mario Moura, Nick Zarvos e Macarrão)



Vou passar a sacolinha
Entre os foliões da minha igreja
Com o dinheiro da vaquinha
Vai rolar um monte de cerveja
Mais cedo do que se esperava
O bispo virou bola da vez
Tira ele da sinuca
Lugar do bispo é no xadrez

Joga o peão pra lá
Puxa a rainha pra cá
Se o rei levou um xeque, o que é que há?
O bispo também quer levar

A rua é o nosso templo nesse dia
A fé na alegria nunca vai esmorecer
Nosso culto é a folia
e água benta pra gente beber
Mais cedo do que se esperava
O bispo virou bola da vez
Tira ele da sinuca
Lugar do bispo é no xadrez

Joga o peão pra lá
Puxa a rainha pra cá
Se o rei levou um xeque, o que é que há?
O bispo também quer levar




Batata no palito
(Jorge Luiz Manga)



Eu falo
Eu grito
Tira gosto bom é batata no palito
Eu falo
Eu grito
Tira gosto bom é batata no palito

Não adianta vir com quibe frito
Com hot dog eu acho esquisito
Lá na Europa, no Japão e no Egito
Tira gosto bom é batata no palito


Para saber mais
Foto: Amanda Boaventura
Não deixe de visitar os links abaixo para conhecer mais sobre o projeto, ouvir e ver os clipes dessas e de todas as dez finalistas do concurso.


Página oficial:
http://www.concursodemarchinhas.com.br/


Veja uma matéria com o homenageado dessa edição, o compositor João Roberto Kelly. Relembre também os ganhadores das outras quatro edições:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1320441-15605,00.html


Clipes das marchinhas finalistas:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1480519-15605,00.html


O momento do anúncio da marchinha campeã 2010:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1480764-15605,00.html


* Aluno da disciplina Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, UCAM - Campus Tijuca.
.

Nenhum comentário: