domingo, 26 de dezembro de 2010

Ensaios técnicos no Sambódromo a partir de 9 de janeiro

Escolas vão ensaiar sempre nos finais de semana, com entrada franca ao público.
* por André Luiz Cardoso


Foto:Divulgação
Cada agremiação do Especial ensaiará duas vezes e as do Grupo A, uma. A temporada começará na noite do dia 9 de janeiro, um domingo, e se estenderá até 27 de fevereiro, um domingo, quando a Unidos da Tijuca, campeã de 2010, fará o teste de som e iluminação da Avenida.

O diretor de Carnaval da LIESA, Elmo José dos Santos, informa que os ensaios serão realizados sempre aos sábados e domingos, com as arquibancadas franqueadas ao público.

Botequim do SambaNas reuniões com os representantes dos órgãos públicos serão acertados todos os detalhes sobre o policiamento para as ruas vizinhas à Passarela do Samba, para a tranqüilidade do público. Equipes de manutenção estarão a postos para conservar a higiene dos banheiros.

Os grupos Deita e Rola, Regente e Estrela Negra se revezarão no tradicional Pagode da Marquês, que será realizado aos domingos, logo após a apresentação da última Escola, no palco montado em frente ao Setor 3. Vários nomes consagrados do samba carioca já confirmaram a sua participação.
Abaixo, a programação completa de ensaios técnicos até o Carnaval
  • 09/01 (Domingo):  Rocinha (19h), São Clemente (20h) e Salgueiro (22h)
  • 15/01 (Sábado) :  Alegria da Zona Sul (19h), Viradouro (20h) e Imperatriz (22h)
  • 16/01 (Domingo):  Cubango (19h), Mocidade (20h), Unidos da Tijuca (22h)
  • 22/01 (Sábado) :  Caprichosos (20h) e União da Ilha (22h)
  • 23/01 (Domingo):  Renascer (19h), Grande Rio (20h) e Mangueira (22h)
  • 29/01 (Sábado) :  Porto da Pedra (20h) e Portela (22h)
  • 30/01 (Domingo):  Santa Cruz (19h), Beija-Flor (20h) e Vila Isabel (22h)

  • 06/02 (Domingo):  Império Serrano (19h), Império da Tijuca (20h) e Salgueiro (22h)
  • 12/02 (Sábado) :  São Clemente (20h), União da Ilha (22h)
  • 13/02 (Domingo):  Estácio (19h), Mocidade (20h) e Mangueira (21h)
  • 19/02 (Sábado) :  Porto da Pedra (19h); Portela (22h)
  • 20/02 (Domingo):  Inocentes de Belford Roxo (19h), Vila Isabel (20h) e Grande Rio (22h)
  • 26/02 (Sábado) :  Imperatriz (20h) e Beija-Flor (22h)
  • 27/02 (Domingo):  teste de som e iluminação da Unidos da Tijuca (Campeã do Grupo Especial em 2010)

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Bloco Vem ni mim que sou facinha já tem samba para 2011

Bloco vai homenager vedetes e criticar mulheres "saradas"
* por André Luiz Cardoso


 Divulgação
O badalado Vem ni mim que sou facinha, bloco carnavalesco comandado por mulheres, em Ipanema, já escolheu o seu samba para o Carnaval 2011. O desfile vai ser uma homenagem as vedetes e uma crítica à geração de mulheres musculosas e malhadas. Um dos trechos do samba destila a crítica:
"Abrem-se as cortinas/ Olhem que meninas/Pernas eternas, cintura de pilão/Tanta formosura, pra que malhação/
Me revista toda/Que eu mostro a gordurinha/Vem ni mim que sou facinha"

Alegria da Zona Sul realiza hoje confraternização natalina

Evento começa às 20 h no Clube dos Portuários,com entrada gratuita
*por André Luiz Cardoso

E quem também dá uma parada nas atividades nesta quinta-feira e o A Alegria da Zona Sul. Mas antes disso, realiza uma grande confraternizacão de Natal no ensaio da comunidade no Espaço de Ensaios e Eventos, na Avenida Francisco Bicalho 47, no Clube dos Portuários, próximo à Rodoviária Novo Rio, a partir das 20h. Todos os setores da escola participarão da festa, que será animada pela bateria Pura Alegria, comandada pelos mestres Claudinho Tuiuti e Tabaco. A entrada é franca.
Na quarta-feira da próxima semana, a escola terá o seu pré-reveillon durante o último ensaio do ano. De volta ao Grupo de Acesso A, a Alegria da Zona Sul será a primeira escola a desfilar no sábado de carnaval na Marquês de Sapucaí, com o enredo "Os doze obás de Xangô", do carnavalesco Lane Santana.

Mocidade só retorna ensaios em quadra depois das festas de final de ano.

Ensaio técnico em Guilherme acontece no domingo, 2 de janeiro, às 19h
Por André Luiz Cardoso e Divulgação Mocidade

Foto: Divulgação
A Mocidade Independente de Padre Miguel não realizará ensaios em sua quadra no período de 24 de dezembro à 1 de janeiro de 2011. Por conta disso foram cancelados, pela direção de carnaval, os ensaios de quadra dos dias 25 de dezembro e no primeiro sábado de janeiro.
O retorno às atividades visando o carnaval 2011 acontecem já no dia 02 de janeiro, quando acontecerá o primeiro ensaio de rua do ano, com a concentração marcada para às 19 h, na praça de Guilherme da Silveira.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

QUITÉRIA CHAGAS NA BOLA PRETA EM 2011

Ex- rainha do Império Serrano será personalidade do tradicional bloco do Rio de Janeiro
          *por André Luiz Cardoso

Foto: Divulgação



Depois de perder o posto de rainha da bateria da tradicional escola de Madureira para Vânia Love,  a carismática Quitéria Chagas não vai ficar longe do calor do folião carioca. Ela será uma das personalidades do desfile do Cordão da Bola Preta no sábado de Carnaval. Quitéria vai estar ao lado da madrinha do bloco, a cantora Maria Rita e da porta-estandarte, a atriz Leandra Leal. O Cordão da Bola Preta vai desfilar no dia 5 de março, com concentração na Cinelândia, a partir das 8h.

Guga na Grande Rio

Tenista vai desfilar pela primeira vez na Sapucaí
                                                                                                                    * por André Luiz Cardoso
  
Foto: Divulgação

O  eterno ídolo do tênis brasileiro, Gustavo Kuerten, esteve reunido com a diretoria e  o com caranvalesco Cahê Rodrigues para acertar os detalhes de sua estréia na Marquês de Sapucaí. Guga vai desfilar pela Grande Rio que vai apresentar no Carnaval 2011 o enredo: "Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)", em homenagem a Florianópolis, Santa Catarina.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Gisele dá "piti" antes de chegar na Sapucaí

Top Model quer desfilar sozinha em carro da Vila Isabel
                                                                        * por André Luiz Cardoso e O Globo

 Foto: Divulgação                                                      
Nota publicada na coluna Gente Boa do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, no O Globo desta segunda-feira (20) dá conta de que Gisele Bundchen viria no último carro da Vila Isabel, cercada de cabeleireiros famosos. No entanto, a Top Model não quer ninguém por perto e exigiu que eles desfilem em outro carro. Gisele alega que não quer associar sua imagem aos profissionais da escova e tesoura. Até o marido da modelo, Tom Brady, foi barrado; vem desfilando no chão.
Esta será a primeira vez que Gisele vai desfilar no carnaval do Rio de Janeiro. O convite foi feito por uma empresa que patrocina o enredo “Mitos e Histórias Entrelaçados pelos Fios de Cabelo”, que a Vila Isabel levará à Sapucaí em 2011.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Porto da Pedra tem novo diretor de harmonia

 Amauri de Oliveira, que já é diretor de carnaval, vai ter dupla  função na escola
 * por Rodrigo Coutinho



 Foto: Divulgação Porto da Pedra
 Com vasta experiência em escolas de samba, passou por Viradouro e Vila Isabel, além da própria Porto da Pedra, Amauri de Oliveira não quer saber de festa e coloca a escola para trabalhar. Nesta quarta-feira(15), já acontece o primeiro ensaio técnico de quadra sob a sua batuta.
Amauri de Oliveira iniciou a carreira no Porto da Pedra e falou sobre as novas atribuições  na agremiação de São Gonçalo: ‘’ É uma grande responsabilidade estar à frente das direções de Carnaval e Harmonia da Porto da Pedra. Mas ao mesmo tempo é um enorme prazer. Sou cria da Escola, conheço muito bem esta comunidade e não poderia declinar deste convite. Já estive à frente do Departamento de Harmonia em outra oportunidade e fomos bem sucedidos e, novamente, a equipe está comprometida com o projeto. Nosso trabalho segue a todo vapor em ritmo acelerado de ensaios, reuniões com tomadas de decisões e muitas conquistas rumo ao sucesso".
Com enredo sobre Maria Clara Machado, a Vermelho e Branco é a quinta escola a entrar na Marquês de Sapucaí na segunda-feira de carnaval.

* Aluno da eletiva Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, Faculdade de Jornalismo Pinheiro Guimarães e repórter especializado na cobertura de Carnaval do Rio de Janeiro.

Sambódromo com mais 15 mil lugares


Novas arquibancadas serão construídas nos setores pares. Obras começam depois do carnaval.                                                                                                         * por Rodrigo Coutinho
Foto: Divulgação
As novas arquibancadas serão construídas no lado direito
 A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou nesta terça-feira (14),  o projeto de ampliação do Sambódromo carioca.  De acordo com informações, a Passarela do Samba ganharia mais 15 mil lugares, entre novos módulos de arquibancadas, frisas e camarotes. A reforma não visa somente o carnaval, mas os Jogos Olímpicos de 2016, que terá as competições de Tiro com Arco e Maratona Olímpica abrigadas no local.
Quem arcará com os R$ 30 milhões que serão gastos na reforma é a Ambev, dona do prédio da Brahma, que fica atrás do setor 2 e, de certa forma, impedia a ampliação da Marquês de Sapucaí. Como irá pagar a obra, a Ambev poderá fazer melhor aproveitamento comercial do local, fruto de um pacote de leis assinado pelo prefeito Eduardo Paes em novembro. As leis agora permitem algumas urbanísticas no local, fato que não ocorria antes.
As obras devem começar logo após o carnaval de 2011 e a previsão é de que fiquem prontas para o carnaval 2012. 
* Aluno da eletiva Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, Faculdade de Jornalismo Pinheiro Guimarães e repórter especializado na cobertura do Carnaval Carioca.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Carnaval do Rio terá marchinhas para coibir mijões na rua

Músicos tocarão paródias de letras tradicionais nos dias de folia

*por André Luiz Cardoso e Riotur.





Foto: Divulgação Riotur

“Ô fecha a calça que eu quero passar; Xixi na rua eu não vou tolerar.” É com marchinhas como esta que a empresa responsável pela organização do carnaval de rua de 2011 pretende solucionar o problema dos foliões que frequentam os blocos carnavalescos do Rio e urinam no meio das ruas. Sempre que alguém for flagrado, músicos chegarão ao seu lado e tocarão as marchinhas parodiadas.

Escolhido por publicitários o repertório incluiu tradicionais marchinhas como “Abre alas”, “Me dá um dinheiro aí” e “A jardineira”, todas bem humoradas e cheias de ironia.

"As marchinhas, são formas populares de se passar uma mensagem em forma de brincadeira, onde a gente passe uma mensagem séria com o clima carnavalesco. Vamos estimular através da Sebastiana para que os próprios blocos façam brincadeiras usando essas marchinhas. Assim vamos massificar a ideia", explicou Duda Magalhães, diretor da Dream Factory, empresa responsável pela organização do carnaval de rua de 2011.

A ideia, no entanto, ainda é um pouco restrita. "Não temos um número certo de grupo de músicos que serão contratados. Eles atuarão principalmente nos blocos de maior movimento“, explicou Duda.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Mamonas Assassinas na Marquês de Sapucaí em 2011


Inocentes de Belford Roxo vai levar para avenida alegria do grupo que marcou uma geração 
                                                                                                                                                                                * por Felipe Carvalho
                        Foto: Divulgação
       A Inocentes de Belford Roxo, vice-campeã do Grupo de Acesso A, no Carnaval passado , vai homenagear em 2011,  o grupo Mamonas Assassinas. Com o tema: “No palco da folia, sonhos, irreverência e alegria. Mamonas para sempre!” A idéia da Escola da Baixada Fluminense é representar através do samba, o grupo que marcou época e que ficará para sempre na memória dos brasileiros. Os Mamonas manifestaram de forma inovadora uma gama de desejos e pensamentos. Em suas músicas existem características peculiares atentando para pessoas que trabalham e lutam muito na vida. Esse é o ponto alto do sucesso deles, já que o povo de um modo abrangente identifica-se com suas letras alegres, envolventes, irreverentes, mas que, ao mesmo tempo, chamam atenção para as grandes diferenças com as quais convivemos. Cantavam de maneira escrachada, debochada e hilária as dores, as carências e os desejos do ser humano. Os integrantes da banda preferiram fazer as pessoas sorrirem ao invés de lamentarem a própria realidade e conseguiram, através de suas músicas, mostrar o cotidiano real de um povo sofrido, porém perseverante, com uma mistura inteligente de Rock do bom, samba, forró, Have Metal, entre outros. A Inocentes de Belford Roxo será a sexta escola a desfilar no sábado (05/03), posição preferida pela maioria das escolas por ser bem no meio das apresentações. A agremiação de Belford Roxo vai entrar na Marquês de Sapucaí tentando alçar vôos mais altos, incentivada pelo vice-campeonato que conseguiu em 2010.
     A Agremiação da Baixada iniciará o desfile trazendo pessoas simples na Comissão de Frente, que mesmo sem dinheiro e oportunidades são movidas por grandes sonhos. Essas pessoas representam os Mamonas Assassinas, que exaltam em suas músicas o cotidiano do povo brasileiro, pois sentem-se parte dessas pessoas humildes e sonhadoras. Conquistaram os palcos a partir de seus sonhos, e surpreendentemente fizeram grande sucesso, conquistando assim seu lugar á sombra, pois o sol nasceu para todos. 
     No decorrer do desfile, a Inocentes irá dividir sua passagem pela Marquês de Sapucaí em quatro setores: 1º Setor: Transformação, a idéia é representar os sonhos borbulhantes na mente dos integrantes da banda e com muito trabalho, irreverência e alegria formam um grupo com desejos de conquistar através de suas músicas o direito de cantar de forma escrachada, irreverente e hilária as diferenças e desejos materiais dos seres humanos. O 2º Setor : A mistura de vários Brasis em um só Brasil vai mostrar a temática das músicas da banda, que relatam as diversas realidades de um povo em seu ambiente social, ao misturarem rock com samba, forró, have metal, sertanejo, entre outros. Os mamonas conseguiram retratar com naturalidade as características dos seres humanos como desejo, ciúmes, traição, preconceito, humor, raiva, desprezo e abandono. Ao fim, acredite em você mesmo, valorize e trabalhe seus sentimentos. O 3º Setor : As músicas e a conquista do sucesso, vai expor uma das características do grupo era acreditar no que diziam em suas músicas, uma mágica, um domínio e poder de conquistar com muita humildade. A irreverência e carisma do grupo que se transforma no maior fenômeno da Música Popular Brasileira da época. Transportando-nos a vários lugares em uma Brasília amarela chegamos pelados em Santos, paramos para tomar um chopis centis e chegando lá conquistamos uma "Arlinda mulher". Fomos parados por um robocop gay enquanto íamos fazer um passeio pelo mundo animal, e lá descobrimos que bois don't cry. Tomamos um banho com o famoso sabão cra crá, num sábado de sol, dançamos o vira-vira e nos deparamos com o 1406: o grande desejo de conquista. Logo gritaram: lá vem o alemão! E ao final, descemos da nossa fantástica Brasília amarela e montamos no jumento Celestino. Terminamos nossa viagem chamados de cabeça de bagre... Ai, como dói!"  O desfile será finalizado no 4º Setor: Heranças do show da vida, no qual os meninos de Guarulhos deixam suas misturas de operários caipiras italianos carcamanos e japorangas um retrato alegre do Brasil, onde bagunça vira arte, desobediência transforma-se em música, conquistando assim os seus sonhos; fã-clubes, fãs-astros de todas as artes, blogs, discos, cd's, prêmios, altos níveis de vendas, recordes mostrando que sua arte era prazer popular e tendo de certa forma o sonho interrompido por um tal prefixo Pt-LSD. O objetivo é encerrar o desfile mostrando que na memória do brasileiro ficam a alegria e a irreverência com um grande show que assistimos de forma imaginária. Eles, os Mamonas Assassinas, lá no céu com a mesma alegria de sempre, nos deixam a seguinte mensagem: por mais difícil que pareça, é proibido parar de sonhar... Inocentes canta: Mamonas para sempre!

* Aluno da eletiva Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, Faculdade de Jornalismo Pinheiro Guimarães.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Unidos da Tiijuca bota terror para conquistar o bi

"Essa noite levarei sua alma" é a promessa de Paulo Barros para 2011
* por Rafaela Monsores

 Foto: Divulgação
A atual campeã do Grupo Especial do carnaval carioca, promete
inovar mais uma vez em 2011. Agora com um tema sombrio e misterioso: “ESTA
NOITE LEVAREI SUA ALMA”. O carnavalesco Paulo Barros disse que irá
promover um filme na avenida e convidará as pessoas que o assistem para uma grande
aventura, um verdadeiro trailer de terror que brincará com a morte e fará o público se
surpreender com sustos durante toda a apresentação. A idéia do enredo surgiu após uma pergunta feita por um jornalista a Paulo Barros: “ Você não tem medo de
arriscar”? E medo de arriscar realmente ele não tem. Paulo Barros é mestre em mexer
com as emoções do público e ver a arquibancada surpresa com sua ousadia o encanta.

Apesar de um enredo que brinca de “monstro”, ao interpretar a sinopse podemos
também, assim como Paulo Barros brincar com o enredo e soltar a imaginação. O
que ele deixou subentendido? Seriam os carnavalescos e foliões as pessoas que não
desistem e entregam suas almas? Que com suas mãos frias enfrentam cada etapa
com o desejo de conquista que se realizará ou não? Que viram personagens ao longo
da avenida e no seu fim podem se eternizar para no próximo ano mais uma vez se
reinventar, numa criatividade sem fim? Usem sua imaginação e se deixem levar ao
mundo da fantasia onde tudo é permitido... Principalmente sonhar.
* Aluna da eletiva Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, Faculdade de Jornalismo Pinheiro Guimarães.

Paraíso do Tuiutui da a volta por cima com apoio da comunidade



Escola ensaia em nova quadra e apresenta Caetano Veloso no Carnaval 2011 
*Por Marcelly Caetano




A Paraíso Tuiuti, que  recentemente foi despejada de sua quadra, no Campo de São Cristávão, próximo à da Feira de Tradições Nordestinas, realizada agora seus ensaios na comunidade do Morro do Tuiuti. Os integrantes da escola tiveram um  papel fundamental para a nova escolha do samba enredo para o carnaval 2011. Segundo o carnavalesco Eduardo Gonçalves, há muitos anos não acontece uma final com a presença tão forte da comunidade. Mesmo depois de tantos altos e baixos, a escola azul e amarela de São Cristóvão volta com muita garra. Com a escolha do seu samba enredo " O mais doce bárbaro: Caetano Veloso, de autoria do carnavalesco Eduardo Gonçalves. A Paraíso do Tuiuti é a última escola a desfilar,  na terça-feira de carnaval pelo Grupo de Acesso B, na Marquês de Sapucaí.

 Enredo para o carnaval 2011

O enredo do Paraíso do Tuiuti fala sobre a trajetória de um menino que segue o seu destino de Santo Amaro da Purificação para o mundo. Que segue o seu rumo e ganha a vida cantando, criando poemas, escrevendo prosas, levantando bandeiras com seus encantos, frases, letras, músicas, palavras e textos que nos fazem pensar.

Filho de Dona Câno e Seu Zezinho, ele não se cansa de renovar, de se devorar e recriar a sua poesia musicada, sonora, artisticamente com pegada e estética própria. Não para nem um segundo, de fazer da arte a sua forma de se expressar e com isso nos faz sonhar como se estivéssimos envoltos em nuvem de fumaça cósmica.

Ele que sempre procura o impossível, o mais lindo tom, a palavra mais correta, a visão mais apurada de se dizer e cantar sobre os sentimentos humanos. Com a sua garra nordestina de quem vislumbrou a vitória na coragem de não ter tido medo de arriscar. O medo de enfrentar  a cidade grande em noite enluarada, o medo de combater a ditadura que tinha a audácia de querer calar que não nasceu pra ser calado.
Fez movimento tropicalista, junto com Gilberto Gil e sua irmão Maria Betânia o cenário das suas idéias contemporâneas e a resposta mais original contra o poder de um governo ditador. Sendo assim como um caleidoscópio de multicores faz dessas idéias tropicalistas, base de influenciar a geração o poder das flores.

O sucesso era predestinado, pois foi abençoado pelo Senhor do Bonfim. Dirigiu, atuou, escreveu, cantou, falou e não se arrependeu. Fez e faz o mundo ficar odara. Ele é o doce bárbaro que com amor no coração, se preparou pra invasão, cheio de felicidade e entrou na cidade amada.
Hoje, vira tema de enredo da escola de samba tradicional caraioca, lá do morro do Tuiuti no bairro de São Cristóvão, o bairro Imperial. Sim, nessa festa de Momo, hoje temos um Rei, o Rei das bananas e coqueiros tropicais. É o Rei da pura poesia que chega hoje será o Rei do nosso Carnaval!
É hoje que a nossa bateria aperta seu coro no mais puro dos esticados para que o som vibre tão alto e toque no seu coração. Hoje, vestiremos uma fantasia que contará a sua vida e enfeitaremos nossas alegorias e adereços de mão cantando o nosso samba tão alto que acordaremos até os gatos que dormem nos telhados! Tudo isso faremos porque o nosso carnaval é você, o mais doce bárbaro - Caetano Veloso!


*Aluna da eletiva Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, Faculdade de Jornalismo Pinheiro Guimarães. 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Carnaval de Rua do Rio já tem patrocinadores para 2011

 Patrocínio  vai representar uma economia de aproximadamente R$ 8 milhões aos cofres da Prefeitura
                                                                                 * por André Luiz Cardoso


Foto:Divulgação

 A Dream Factory, uma das 15 empresas que retiraram o caderno de encargos lançado pela Prefeitura do Rio, através da Riotur para o Carnaval de Rua, foi a única a apresentar um projeto completo e que atendia aos pré-requisitos estabelecidos no documento, tendo como patrocinadores a Ambev, com a cerveja Antarctica, e o Banco Itaú.

De acordo com o secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello,  objetivo é melhorar cada vez mais a estrutura para o folião e também para quem não curte a festa, sem tirar a espontaneidade e o lado bem humorado do Carnaval de Rua carioca:
   - Ficamos felizes com o crescimento do carnaval e através de dois patrocinadores podemos dar mais apoio e infraestrutura para este grande evento. O carnaval de 2011 será o carnaval da paz, e é baseado nessa ideia que iremos desenvolver o melhor carnaval de rua já visto antes – disse Antonio Pedro.

 O projeto apresentado supera as exigências do caderno de encargos, oferecendo 7.4 mil banheiros químicos – mil a mais que o estabelecido no documento –, além de 40 containers sanitários. O projeto prevê, ainda, 80 diárias de UTI móvel e a publicação de 1 milhão de exemplares de um guia com o roteiro dos blocos, que serão distribuídos nos postos de informação turística, hotéis, restaurantes, aeroportos e nos quiosques de informação bilíngüe destinados aos foliões que estarão espalhados pela cidade. A empresa vencedora irá se encarregar da produção, desenho, confecção, instalação, montagem, locação de materiais e equipamentos, bem como manutenção e remoção dos mesmos, e de toda a infraestrutura necessária para a realização do carnaval de rua de 2011, de acordo com projeto e cronograma estabelecidos pela Riotur.

 Os percursos dos desfiles dos blocos serão fornecidos pela Riotur, após a emissão das autorizações finais. Da mesma forma, a Riotur também irá estabelecer os locais onde serão instalados os banheiros químicos e definir a distribuição dos controladores de trânsito. O público estimado em todos os blocos da cidade é 2,5 milhões de foliões.

Os 3 mil ambulantes cadastrados pela SEOP irão receber um crachá de identificação, colete e isopor para armazenamento de alimentos e bebidas. Como aconteceu no Carnaval de Rua de 2010, não será permitida a entrada de vendedores empurrando carrinhos dentro da área de desfile.

A Imperatriz adverte: Sambar faz bem à saúde



Escola do subúrbio da Leopoldina promete levar para Avenida a cura do corpo e da alma                                                                        
*por Jeferson Santana e Isabela Messias
  
 Foto: Divulgação
Após muita dúvida para escolha do samba-enredo, no carnaval 2011 a Imperatriz Leopoldinense vai fazer na Avenida um passeio pela história da medicina. Com o enredo: A Imperatriz adverte: sambar faz bem à saúde, a escola que é a segunda a se apresentar no domingo de Carnaval. promete mostrar na Sapucaí a cura para as dores do corpo e da alma e até para as dores de cotovelos.
O samba composto por Flavinho, Me leva, Gil Branco, Tião Pinheiro e Drummond, agradou e muito à comunidade que tem comparecido em massa aos ensaios. A rainha de bateria Luíza Brunet, diz estar ansiosa e não vê a hora de desfilar na Sapucaí. Ela que tem acompanhado e participado de tudo, fala sobre a excelente escolha do samba-enredo para o Carnaval 2011.
Segundo o diretor de Carnaval Wagner Araújo, ao contrário de 2010, a escola possui um dos melhores sambas para apresentar na Sapucaí em 2011 e precisa conquistar um lugar nos desfiles das campeãs. E convida! Sambista, esqueça a dor! Vista a fantasia e caia na folia com a Imperatriz! Sambar faz bem à saúde.
Pelo visto, os componentes entenderam o recado e evoluíram ao som da voz de Dominguinhos do Estácio e ao ritmo quente da bateria do mestre Marcone. A escola que não conquista um título desde 2001 faz questão de ressaltar suas cores e traz no enredo! É verde e branco meu DNA.
A Imperatriz Leopoldinense, que tenta conquistar seu nono título no Carnaval carioca, acredita na sua história ao longo de 50 anos de existência com seus enredos sempre com uma temática histórico- cultural. Neste carnaval, não vai ser diferente. No seu samba ela desperta a África e o seu poder de curar.

*Alunos da eletiva Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, Faculdade de Jornalismo Pinheiro Guimarães.