sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Paraíso do Tuiutui da a volta por cima com apoio da comunidade



Escola ensaia em nova quadra e apresenta Caetano Veloso no Carnaval 2011 
*Por Marcelly Caetano




A Paraíso Tuiuti, que  recentemente foi despejada de sua quadra, no Campo de São Cristávão, próximo à da Feira de Tradições Nordestinas, realizada agora seus ensaios na comunidade do Morro do Tuiuti. Os integrantes da escola tiveram um  papel fundamental para a nova escolha do samba enredo para o carnaval 2011. Segundo o carnavalesco Eduardo Gonçalves, há muitos anos não acontece uma final com a presença tão forte da comunidade. Mesmo depois de tantos altos e baixos, a escola azul e amarela de São Cristóvão volta com muita garra. Com a escolha do seu samba enredo " O mais doce bárbaro: Caetano Veloso, de autoria do carnavalesco Eduardo Gonçalves. A Paraíso do Tuiuti é a última escola a desfilar,  na terça-feira de carnaval pelo Grupo de Acesso B, na Marquês de Sapucaí.

 Enredo para o carnaval 2011

O enredo do Paraíso do Tuiuti fala sobre a trajetória de um menino que segue o seu destino de Santo Amaro da Purificação para o mundo. Que segue o seu rumo e ganha a vida cantando, criando poemas, escrevendo prosas, levantando bandeiras com seus encantos, frases, letras, músicas, palavras e textos que nos fazem pensar.

Filho de Dona Câno e Seu Zezinho, ele não se cansa de renovar, de se devorar e recriar a sua poesia musicada, sonora, artisticamente com pegada e estética própria. Não para nem um segundo, de fazer da arte a sua forma de se expressar e com isso nos faz sonhar como se estivéssimos envoltos em nuvem de fumaça cósmica.

Ele que sempre procura o impossível, o mais lindo tom, a palavra mais correta, a visão mais apurada de se dizer e cantar sobre os sentimentos humanos. Com a sua garra nordestina de quem vislumbrou a vitória na coragem de não ter tido medo de arriscar. O medo de enfrentar  a cidade grande em noite enluarada, o medo de combater a ditadura que tinha a audácia de querer calar que não nasceu pra ser calado.
Fez movimento tropicalista, junto com Gilberto Gil e sua irmão Maria Betânia o cenário das suas idéias contemporâneas e a resposta mais original contra o poder de um governo ditador. Sendo assim como um caleidoscópio de multicores faz dessas idéias tropicalistas, base de influenciar a geração o poder das flores.

O sucesso era predestinado, pois foi abençoado pelo Senhor do Bonfim. Dirigiu, atuou, escreveu, cantou, falou e não se arrependeu. Fez e faz o mundo ficar odara. Ele é o doce bárbaro que com amor no coração, se preparou pra invasão, cheio de felicidade e entrou na cidade amada.
Hoje, vira tema de enredo da escola de samba tradicional caraioca, lá do morro do Tuiuti no bairro de São Cristóvão, o bairro Imperial. Sim, nessa festa de Momo, hoje temos um Rei, o Rei das bananas e coqueiros tropicais. É o Rei da pura poesia que chega hoje será o Rei do nosso Carnaval!
É hoje que a nossa bateria aperta seu coro no mais puro dos esticados para que o som vibre tão alto e toque no seu coração. Hoje, vestiremos uma fantasia que contará a sua vida e enfeitaremos nossas alegorias e adereços de mão cantando o nosso samba tão alto que acordaremos até os gatos que dormem nos telhados! Tudo isso faremos porque o nosso carnaval é você, o mais doce bárbaro - Caetano Veloso!


*Aluna da eletiva Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, Faculdade de Jornalismo Pinheiro Guimarães. 

Nenhum comentário: