Inocentes de Belford Roxo vai levar para avenida alegria do grupo que marcou uma geração
* por Felipe Carvalho
Foto: Divulgação
A Inocentes de Belford Roxo, vice-campeã do Grupo de Acesso A, no Carnaval passado , vai homenagear em 2011, o grupo Mamonas Assassinas. Com o tema: “No palco da folia, sonhos, irreverência e alegria. Mamonas para sempre!” A idéia da Escola da Baixada Fluminense é representar através do samba, o grupo que marcou época e que ficará para sempre na memória dos brasileiros. Os Mamonas manifestaram de forma inovadora uma gama de desejos e pensamentos. Em suas músicas existem características peculiares atentando para pessoas que trabalham e lutam muito na vida. Esse é o ponto alto do sucesso deles, já que o povo de um modo abrangente identifica-se com suas letras alegres, envolventes, irreverentes, mas que, ao mesmo tempo, chamam atenção para as grandes diferenças com as quais convivemos. Cantavam de maneira escrachada, debochada e hilária as dores, as carências e os desejos do ser humano. Os integrantes da banda preferiram fazer as pessoas sorrirem ao invés de lamentarem a própria realidade e conseguiram, através de suas músicas, mostrar o cotidiano real de um povo sofrido, porém perseverante, com uma mistura inteligente de Rock do bom, samba, forró, Have Metal, entre outros. A Inocentes de Belford Roxo será a sexta escola a desfilar no sábado (05/03), posição preferida pela maioria das escolas por ser bem no meio das apresentações. A agremiação de Belford Roxo vai entrar na Marquês de Sapucaí tentando alçar vôos mais altos, incentivada pelo vice-campeonato que conseguiu em 2010.
A Agremiação da Baixada iniciará o desfile trazendo pessoas simples na Comissão de Frente, que mesmo sem dinheiro e oportunidades são movidas por grandes sonhos. Essas pessoas representam os Mamonas Assassinas, que exaltam em suas músicas o cotidiano do povo brasileiro, pois sentem-se parte dessas pessoas humildes e sonhadoras. Conquistaram os palcos a partir de seus sonhos, e surpreendentemente fizeram grande sucesso, conquistando assim seu lugar á sombra, pois o sol nasceu para todos.
No decorrer do desfile, a Inocentes irá dividir sua passagem pela Marquês de Sapucaí em quatro setores: 1º Setor: Transformação, a idéia é representar os sonhos borbulhantes na mente dos integrantes da banda e com muito trabalho, irreverência e alegria formam um grupo com desejos de conquistar através de suas músicas o direito de cantar de forma escrachada, irreverente e hilária as diferenças e desejos materiais dos seres humanos. O 2º Setor : A mistura de vários Brasis em um só Brasil vai mostrar a temática das músicas da banda, que relatam as diversas realidades de um povo em seu ambiente social, ao misturarem rock com samba, forró, have metal, sertanejo, entre outros. Os mamonas conseguiram retratar com naturalidade as características dos seres humanos como desejo, ciúmes, traição, preconceito, humor, raiva, desprezo e abandono. Ao fim, acredite em você mesmo, valorize e trabalhe seus sentimentos. O 3º Setor : As músicas e a conquista do sucesso, vai expor uma das características do grupo era acreditar no que diziam em suas músicas, uma mágica, um domínio e poder de conquistar com muita humildade. A irreverência e carisma do grupo que se transforma no maior fenômeno da Música Popular Brasileira da época. Transportando-nos a vários lugares em uma Brasília amarela chegamos pelados em Santos, paramos para tomar um chopis centis e chegando lá conquistamos uma "Arlinda mulher". Fomos parados por um robocop gay enquanto íamos fazer um passeio pelo mundo animal, e lá descobrimos que bois don't cry. Tomamos um banho com o famoso sabão cra crá, num sábado de sol, dançamos o vira-vira e nos deparamos com o 1406: o grande desejo de conquista. Logo gritaram: lá vem o alemão! E ao final, descemos da nossa fantástica Brasília amarela e montamos no jumento Celestino. Terminamos nossa viagem chamados de cabeça de bagre... Ai, como dói!" O desfile será finalizado no 4º Setor: Heranças do show da vida, no qual os meninos de Guarulhos deixam suas misturas de operários caipiras italianos carcamanos e japorangas um retrato alegre do Brasil, onde bagunça vira arte, desobediência transforma-se em música, conquistando assim os seus sonhos; fã-clubes, fãs-astros de todas as artes, blogs, discos, cd's, prêmios, altos níveis de vendas, recordes mostrando que sua arte era prazer popular e tendo de certa forma o sonho interrompido por um tal prefixo Pt-LSD. O objetivo é encerrar o desfile mostrando que na memória do brasileiro ficam a alegria e a irreverência com um grande show que assistimos de forma imaginária. Eles, os Mamonas Assassinas, lá no céu com a mesma alegria de sempre, nos deixam a seguinte mensagem: por mais difícil que pareça, é proibido parar de sonhar... Inocentes canta: Mamonas para sempre!
3 comentários:
Muito boa a matéria e o blog. Como amante do carnaval vai ser muito bom ver Mamonas Assassinas, que marcaram a década de 90 na Avenida.
eu gosto muito desses caras so fan deles mais ja se foram n tenho mais nada pra falar
eu gosto muito desses caras so fan deles mais ja se foram n tenho mais nada pra falar
Postar um comentário