Quase cinco milhões de pessoas acompanharam os blocos nas ruas da cidade
* por André Luiz Cardoso
Foto: Divulgação (Sebastiana)
O Carnaval carioca foi um Carnaval de recordes. Foi assim que o secretário de Turismo, Antônio Pedro, definiu o maior evento popular do Rio de Janeiro durante uma coletiva nesta segunda-feira (14) na sede da Riotur. Neste ano, um milhão de turistas passaram pela cidade, 250 mil a mais do esperado. "Nossa estimativa era receber 750 mil turistas. Foi uma surpresa positiva esse número", comemorou o secretário. No ano passado, o número de turistas durante o período foi de 800 mil.
Entre os turistas, 700 mil eram brasileiros e 300 mil, estrangeiros. De acordo com a Prefeitura, foram gerados US$ 750 milhões durante os dias de Carnaval, e os hotéis da cidade fecharam o feriado com 96% de ocupação. "Só tivemos bons resultados este ano. Isso mostra que estamos no caminho certo. E a prova de que o Rio está mesmo em destaque é o aumento do turistas na cidade.
Já no Carnaval de rua foram registrados mais de 4.8 milhões pessoas, quase o dobro do estimado pelos blocos. Quanto a isso, o secretário Antônio Pedro destacou que é sempre bom bater recordes nos números, pois os blocos atraem mais turistas, geram renda e emprego na cidade, mas que existe uma preocupação com os bairros. "Ano que vem queremos diminuir pela metade o número de público nos blocos na Zona Sul. Não queremos coibir o Carnaval de rua, mas temos que pensar também na população dos bairros e na própria capacidade da região em suportar tantas pessoas", explicou. Para isso, alguns blocos poderão ser remanejados para outras áreas ou até mesmo deixarem de existir.
Também para 2012 o secretário anunciou que serão colocados mais banheiros públicos nas ruas, que será feita uma reforma no Sambódromo e uma revitalização do Terreirão do Samba. Este ano, o Sambódromo recebeu 61 mil pessoas por dia de desfile, enquanto o Terreirão reuniu quase 75 mil visitantes..
Em uma pesquisa realizada durante o Carnaval na Sapucaí com 1003 pessoas (sendo 30% turistas nacionais e estrangeiros), 96% dos entrevistados aprovaram o evento, enquanto 98% dos turistas afirmaram que pretendem voltar. Já na pesquisa feita nos blocos, com 924 pessoas, sendo 8% turistas, a aprovação foi de 100%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário