domingo, 6 de março de 2011

GRES Imperatriz Leopoldinense

A Imperatriz adverte: sambar faz bem à saúde!

Pesquisa e texto: Ronaldo Mendonça *
Logo: Olhar Folião

A Imperatriz Leopoldinense, começa agora o seu desfile. Segunda a entrar na Avenida, a Verde e Branco tem a Medicina como tema. A escola fala da origem e desenvolvimento desta ciência ao longo da História. Desde os primórdios, onde curandeiros usavam ervas e raízes, passando pelo Egito Antigo onde aconteceram os primeiros grandes avanços na área.

Também é abordado o retrocesso sofrido pela medicina quando, na Idade Média, a Igreja condenava o estudo da anatomia, algo que era considerado "pagão e inumano". Essa atitude contribuiu para a proliferação de várias pestes e doenças.

A criação de especialidades médicas, as novas descobertas, como as vacinas, o Raio X e a evolução dos estudos do DNA são outros pontos importantes abordados no enredo. Nomes de médicos e cientistas que contribuiram com essa evolução no Brasil, como Oswaldo Cruz, Vital Brazil, Carlos Chagas e Ivo Pitanguy, também são homenageados.

A sinopse completa do enredo pode ser lida na página da escola, no link http://www.imperatrizleopoldinense.com.br/carnaval/index.html


Veja a ficha técnica e o samba-enredo (informações também disponíveis no sítio da Agremiação):

Presidente: Luiz Pacheco Drumond
Vice-Presidente: Marcos Drumond
Vice-Presidente de Finanças e Vice-Presidente de Carnaval: Wagner Tavares Araújo
Vice-Presidente Administrativo: Wilson Ribeiro

Carnavalesco: Max Lopes
Aderecista Chefe: Sérgio Faria
Intérprete: Dominguinhos do Estácio
Coreógrafo da Comissão de Frente: Alex Neoral
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Phelipe Lemos e Rafaela Teodoro
Mestre de Bateria: Marcone
Presidente da Ala de Compositores: Cigano


Enredo: "É Verde e Branco meu DNA!"
Compositores:
Flavinho, Me leva, Gil Branco, Tião Pinheiro e Drummond

Eu quero é Sambar!
A cura do corpo e da alma no Samba está!
Sou Imperatriz, sou raiz e não posso negar:
Se alguém me decifrar
É verde e branco meu DNA!

Um ritual de magia...
Oh! Mãe Africa,
Do teu ventre nascia o poder de curar!
Despertam as antigas civilizações,
A cura pela fé nas orações!
Mistérios da vida, o homem a desvendar...
A mão da ciência ensina:
O mundo não pode parar!

Uma viagem no tempo... a me levar!
O valor do pensamento a me guiar!
O toque do artista no Renascimento,
Surge um novo jeito de pensar!

Luz - Semeando a ciência,
A razão na essência, o dever de cuidar!
Luz - A medida que avança,
Uma nova esperança que nos leva a sonhar!
Segredo - A "Chave da Vida",
Perfeição esculpida, iludindo o olhar...
Onde a medicina vai chegar?
No Carnaval, uma injeção de alegria,
Dividida em doses de amor,
É a minha Escola a me chamar, Doutor!
Posso ouvir no som da bateria,
O remédio pra curar a minha dor!

Eu quero é Sambar!
A cura do corpo e da alma no Samba está!
Sou Imperatriz, sou raiz e não posso negar:
Se alguém me decifrar
É verde e branco meu DNA!


* Aluno da Universidade Candido Mendes - Campus Tijuca e colaborador do blog.

Nenhum comentário: