segunda-feira, 7 de março de 2011

GRES Mangueira

O filho fiel, sempre Mangueira

Pesquisa e texto: Ronaldo Mendonça *
Logo: Olhar Folião


Concluindo o primeiro dia de desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, por volta das 4 da manhã a Estação Primeira de Mangueira tomará conta da Avenida. O tema, é bem objetivo: a homenagem ao centenário de um de seus mais ilustres e importantes integrantes: Nelson Antônio da Silva, mais conhecido por Nelson Cavaquinho.

A escola vai contar a história de Nelson, desde quando ele surgiu no Morro da Mangueira, como Policial Militar; passando pelas amizades que lá construiu como Cartola e Carlos Cachaça.

A história de Nelson Cavaquinho pode ser conhecida através da sinopse disponível na página Carnavalesco, do portal SRZD. Eis o link: http://www.sidneyrezende.com/noticia/84831+leia+sinopse+da+mangueira+para+2011
Na página principal da Agremiação, há um clipe do samba-enredo com imagens do homenageado, apresentado por Beth Carvalho.

Eis a ficha técnica e o samba-enredo da Mangueira:

Presidente: Ivo Meirelles
Carnavalescos: Mauro Quintaes e Wagner Gonçalves
Intérprete: Luizito, Zé Paulo Sierra e Ciganerey
Mestre de bateria: Aílton Nunes
Mestre-sala: Raphael Rodrigues
Porta-bandeira: Marcella Alves
Comissão de frente: Jayme Arôxa
Rainha de bateria: Renata Santos
Desenvolvimento: Comissão de Carnaval, Mario Quintaes e Wagner Gonçalves.
Direção de Carnaval: Jeferson Carlos

Enredo:"O filho fiel, sempre Mangueira"
Autores: Alemão do Cavaco, Cesinha Maluco, Xavier, Ailton Nunes, Rifai, Pe Baianinho.

Quis o criador me abençoar
Fazer de mim um menestrel
Traço o meu passo no compasso
Dos surdos de primeira…
Sou Mangueira!
Trilhei ruas e vielas
Morro de alegria, de emoção!
Procurando harmonia, encontrei a poesia
E me entreguei à boemia
No Buraco Quente, Olaria e Chalé
Com meus parceiros de fé

Trago violão
No Zicartola, Opinião…
Se te encantei com meu talento
Acabo te vendendo uma canção

Passei… aquela dor venceu espinhos
"Amor Perfeito" em nosso ninho
Que foi desfeito ao luar
Prazer…"Me chamam" Nelson Cavaquinho
Tatuei em meu caminho
Seletas obras musicais
Sonhei que "Folhas Secas" cobriam meu chão
Pra delírio dessa multidão
Impossível não emocionar
Chorei… Ao voltar para minha raiz
Ao teu lado eu sou mais feliz
Pra sempre vou te amar!

Mangueira é nação... é comunidade
"Minha festa", teu samba, ninguém vai calar!
Sou teu filho fiel, Estação Primeira
Por tua bandeira vou sempre lutar!


* Aluno da Universidade Candido Mendes - Campus Tijuca e colaborador do blog.

Nenhum comentário: