* por Rosemary da Hora
Foto: Divulgação
Tudo favorece: Paisagens turísticas, belas praias e sensação térmica beirando 40 º. É cair na folia, se refrescar na praia e extravasar com cerveja gelada e muita empolgação nos mais de 400 blocos em todas as regiões da cidade.
Durante um longo período, no entanto esta animação foi ameaçada. Com o avanço e sucesso dos desfiles das escolas de samba do grupo especial, a evasão para a Região dos Lagos e violência urbana afastaram das ruas os foliões.Alguns céticos acreditaram que o carnaval carioca estaria restrito ao Sambódromo e os saudosistas relembravam a magia dos desfiles da Rio Branco,o bloco do Cacique de Ramos e os bailes do Teatro Municipal.Na última década o carnaval de rua ressurge e ganha cada vez mais força,multiplicando e organizando-se, os blocos de rua demonstram toda a irreverência carioca em seus nomes de batismo(Imprensa que eu gamo,Sovaco de Cristo,etc) e alegria espontânea.
O Terreirão, berço do samba na Praça Onze, apresenta shows populares e esquenta o clima para o carnaval.Os ensaios nas escolas de samba e o ensaio geral na Marquês de Sapucaí são imperdíveis.
Este ano com o incêndio ocorrido no início de fevereiro na Cidade do Samba,a união e superação são um espetáculo a parte das escolas e de seus componentes.
Agora, é só escolher a programação através do nosso blog e curtir a festa.
* Aluna da eletiva Cobertura Jornalística de Grandes Eventos, Faculdade de Jornalismo Pinheiro Guimarães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário